Lula muda atribuição do GSI e cria secretaria exclusiva de segurança do presidente e vice

Nova estrutura do Gabinete de Segurança Institucional envolve as quatro secretarias do órgão. Agentes da Polícia Federal permanecem atuando na segurança do presidente da República

Divulgação

Secretaria de Segurança Presidencial, atualmente chefiada pelo general de brigada Ricardo Augusto do Amaral Peixoto, é responsável pela proteção do presidente e do vice-presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto 11.676, de 30 de agosto de 2023, reorganizando o GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República), alvo de contaminação ideológica e de indicações bolsonaristas.

A partir de agora, com a criação da Secretaria de Segurança Presidencial, atualmente chefiada pelo general de brigada Ricardo Augusto do Amaral Peixoto, como o próprio nome diz, a pasta terá como foco apenas a segurança presidencial (do presidente e vice-presidente), não assumindo outras atribuições.

A reestruturação, válida a partir de 15 de setembro, instituiu também a Secretaria de Coordenação e Assuntos Aeroespaciais, responsável pelo protocolo que envolve o transporte aéreo do presidente da República e atividades do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro, sob o comando de um brigadeiro.

A Secretaria de Segurança Presidencial, responsável pela segurança pessoal de familiares do chefe do Executivo e de seu vice, contará com dois órgãos: o Departamento de Segurança e o Departamento de Apoio Logístico.

As quatro secretarias que compõem o GSI, após a reestruturação, com mudança de nome e atuação, passam a ser:

Secretaria de Segurança Presidencial – apoio logístico e segurança do presidente da República

Secretaria de Coordenação e Assuntos Aeroespaciais – responsável por eventos e viagens da Presidência e pelo Departamento de Assuntos Aeroespaciais

Secretaria de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos – responsável pelos órgãos de Assuntos do Conselho de Defesa Nacional, Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional e Assuntos Nucleares

Secretaria de Segurança da Informação e Cibernética – responsável por temas relacionados à segurança da informação

Desconfiança

Após os atentados terroristas de bolsonaristas em 8 de janeiro, ao destruir prédios dos Três Poderes, a segurança do presidente Lula passou a ser feita por meio de modelo híbrido. Comandada pelo GSI, conta, porém, com participação de agentes da Polícia Federal (PT) na segurança do chefe do Executivo.

O GSI é um órgão militar criado em 1930 com o nome de Estado-Maior do Governo Provisório, no governo Getúlio Vargas. Até o mês de julho, informações sobre viagens do presidente Lula foram enviadas a assessor e ex-ajudantes de Ordens de Bolsonaro, como Osmar Crivelatti e Mauro Cid, respectivamente, ação que é alvo de sindicância do governo Lula.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast