Lula na Bahia: assista à celebração do 2 de Julho, em Salvador

Lula participa neste sábado do Grande Ato pela Independência, que marca a luta do povo baiano pela libertação do Brasil do domínio português

Acompanhe aqui a transmissão pela TvPT

Lula participa, neste sábado, 2 de julho, do Grande Ato pela Independência, em Salvador. O evento ocorre no estacionamento da Arena Fonte Nova, com horário de início previsto para as 10h30.

Também estarão presentes importantes lideranças locais, como o governador Rui Costa, o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o pré-candidato ao governo pelo PT, Jerônimo Rodrigues.

O ex-presidente deve falar no encerramento da festa, que celebra a luta do povo baiano contra tropas portuguesas que insistiam em manter o Brasil como uma colônia. A TvPT transmite o ato ao vivo (assista abaixo).

Independência e soberania

A luta de independência na Bahia foi iniciada em 19 de fevereiro de 1822 e terminada em 2 de julho de 1823, portanto, cerca de 10 meses depois da Declaração de Independência, em 7 de setembro de 1822.

LEIA MAIS: Veja e divulgue o legado dos governos Lula e Dilma em Salvador

LEIA MAIS: Veja e divulgue o legado dos governos Lula e Dilma na Bahia

Em entrevista à Rádio Metrópole de Salvador, na sexta-feira (1º), Lula falou das razões de ir à Bahia neste ano, quando o Brasil celebra 200 anos de Independência.

“Eu estou com saudade e, como estamos fazendo 200 anos da Independência, eu acho que a Bahia tem muita, muita responsabilidade de consagrar e definir a Independência brasileira. Se não fossem os baianos, com aquela coragem, com a participação de três mulheres extraordinárias, a Joana Angélica, a Maria Felipa e a Maria Quitéria, que tiveram coragem de enfrentar os portugueses e enxotá-los do Brasil, quem sabe a gente não tivesse a nossa Independência consagrada”, disse Lula.

Para o ex-presidente, o Brasil precisa, mais do que nunca, discutir o que significa um país ser independente e soberano. “Quando eu falo soberania, soberania não é apenas o país ser forte e ter uma independência. Não. Soberania é o povo comer, é o povo estudar, é o povo trabalhar, é o povo ter saúde. Sabe, é uma coisa mais nobre. Você não tem soberania com fome. Você não tem independência com fome. Esse país, eu provei que era possível mudar. E agora eu estou com muito mais vontade de provar outra vez.”

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast