Lula, na Guiana: “Temos o compromisso com a integração do nosso continente”

Em declaração à imprensa, presidente falou sobre o bom momento econômico do Brasil e a geração de empregos e oportunidades de investimentos regionais após reunião bilateral com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, nesta quinta (29)

Ricardo Stuckert

Lula, com o presidente da Guiana, Irfaan Ali: "Estamos colhendo frutos de uma política muito promissora"

O presidente Lula destacou o bom momento da economia brasileira em uma declaração à imprensa na manhã desta quinta-feira (29), após reunião bilateral com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, em Georgetown. Para ele, o momento é de começar a colher frutos plantados em 2023, ao longo do primeiro ano de seu mandato.

A economia brasileira está voltando a crescer, o emprego voltou a crescer, estamos fazendo muito investimento em ciência e tecnologia, muito investimentos em educação, da creche à universidade. Estamos colhendo frutos de uma política muito promissora”, afirmou o presidente.

Ele destacou também a abertura de novos mercados a produtos brasileiros: “foram 14 em janeiro, já seis no mês de fevereiro e ao todo chegamos a quase 70 em apenas um ano de governo. A nossa renda per capita está crescendo e 80% dos trabalhadores estão fazendo acordos com percentual acima da inflação”, registrou.

Integração sul-americana

Para Lula, o atual contexto é resultado de um trabalho de recuperação de dezenas de políticas sociais que tinham sido “exterminadas”, da retomada da valorização do salário mínimo e de um forte planejamento em ações de infraestrutura em torno do Novo PAC. Na conversa com o presidente guianense, um dos destaques foi a ênfase nos planos de integração regional, como o Rotas da Integração Sul-Americana, que tem um projeto específico para interligar o Brasil à Guiana por meio de estradas, pontes e hidrovias.

“Dentre esses projetos em infraestrutura, temos o compromisso com a integração do nosso continente. A ministra Simone Tebet (Planejamento), que veio aqui ontem, fez a apresentação do projeto que aproxima o Brasil, além da Guiana, a outros países da América do Sul, com o objetivo de chegar ao Pacífico e reduzir em 10 mil quilômetros a distância do nosso comércio com China, Japão e outros países”, explicou Lula.

Homenagem a Lula

Antes da declaração, o presidente guianense prestou uma homenagem a Lula ao nomear de “Sala Lula” o local onde a reunião aconteceu, no Centro de Conferências Arthur Chung, em Georgetown. “Seu sorriso e sua luminosidade são o que queremos para o futuro da Guiana”, disse Ali ao mostrar a foto oficial do terceiro mandato do presidente brasileiro pendurada na parede. “Mais bonita que o meu gabinete”, agradeceu Lula.

Ouça o Boletim da Rádio:

O presidente do Brasil destacou que o governo brasileiro está interessado em desenvolver com a Guiana temas como a integração logística, a segurança alimentar, as energias, o combate ao crime transnacional, e a paz na região. “Estamos dispostos a discutir com a Guiana o financiamento ao desenvolvimento das infraestruturas que irão integrar os nossos países”, afirmou.

Inestimentos na Guiana

Lula sugeriu que Ali visitasse o Brasil com uma comitiva de empresários, para mostrar aos investidores brasileiros como a Guiana é um local atrativo economicamente. “Queremos muito contribuir para que a Guiana possa transformar esse momento econômico excepcional em um maior desenvolvimento social e humano”, frisou, ao mencionar que quer participar da construção de portos, estradas e vias aéreas que liguem o Caribe à região norte do Brasil.

O setor petrolífero está em pleno desenvolvimento na Guiana, após a descoberta de expressivas jazidas no país, e o presidente Ali expressou expectativa de que a Petrobras se envolva mais na exploração. O presidente brasileiro afirmou, em resposta, que vai tratar com a empresa, sobre possibilidades de parceria com a Guiana. “Lembrando que a Petrobras hoje não é só uma empresa de petróleo e gás, mas de energia de uma forma mais ampla, com uma dimensão importante na produção de energias renováveis”, pontuou Lula.

Por fim, o líder brasileiro destacou a participação prevista de Irfaan Ali na 8ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da CELAC, a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, em São Vicente e Granadinas, “para que a gente mantenha nosso continente e nossa região como uma zona de paz”.

Após a declaração à imprensa, a delegação embarcou para Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, no Caribe. Nesta sexta-feira e sábado, 1º e 2 de março, acontece no país a Cúpula de Chefes de Estado da CELAC (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

FMI

O bom desempenho da economia nacional mereceu menção, nos últimos dias, até do Fundo Monetário Internacional (FMI). A diretora-gerente Kristalina Georgieva expressou elogios ao país em um texto intitulado “Como o G-20 pode aproveitar a recente resiliência da economia mundial”, publicado no blog do FMI na segunda-feira (26). Georgieva apontou, entre outros tópicos, o sucesso do Brasil no combate à inflação e por outro lado a reforma tributária, considerada por ela um marco significativo.

Confira a íntegra do pronunciamento de Lula clicando aqui.

Do Site do Planalto, com Redação