Lula: “Os jovens devem ter esperança, vamos gerar empregos e oportunidades”

Em conversa com Cauê Moura e Load no Desce a Letra, Lula reafirma compromisso com a educação: “Temos de pegar o mundo digital e formar milhares de engenheiros para que o Brasil dispute o mercado externo”

Lula: "Vamos devolver a capacidade ao jovem de sonhar" (Foto: Ricardo Stuckert)

A esperança na construção de um país justo e comprometido com a soberania através da educação foi o centro da conversa entre o ex-presidente Lula e Cauê Moura e Load, jovens que apresentam o podcast Desce a Letra, na noite deste domingo (23). Em uma conversa descontraída, Lula tratou dos principais temas da conjuntura nacional, como a geração de empregos, a valorização do salário mínimo acima da inflação e os urgentes investimentos em educação e saúde para que o Brasil voltar ao trilho do desenvolvimento dos tempos em que foi presidente.

“Temos de despertar no povo as coisas que ele gosta de fazer, a vida não pode ser só sofrimento”, disse Lula. “Tem graça o cidadão nascer, passar a vida com fome, morando mal, comendo mal e morrer? Para ir pro céu? Não, queremos ir pro céu aqui, agora, no dia a dia”, argumentou. “Queremos comer, trabalhar, ganhar bem, nos vestir bem, as pessoas têm de parar com a mania de achar que pobre gosta de ser pobre, ninguém gosta. Ninguém quer ser peão de fábrica, todos querem uma profissão”.

LEIA MAIS: Lula: tirar Bolsonaro é conquistar liberdade, emprego, salário justo e direito de comer

“Quando criamos o Prouni e o Fies, foi uma coisa excepcional. É importante dizer o que é o significado da formação de milhões de jovens no país”, destacou, apontando a importância da educação, da creche à pós-graduação. “Temos de pegar o mundo digital, da internet, e formar milhares de engenheiros, para que o Brasil dispute com China, EUA. Não temos o direito de tirar a vontade das pessoas de sonhar, de acreditar, de ter esperança, esse é o mundo novo que temos de criar”, declarou.

Trabalho 2.0 e salário mínimo

Lula reafirmou a importância de se garantir aos trabalhadores jovens direitos, em especial quem trabalha com aplicativos. “Temos de discutir um sistema de seguridade ao jovem dos aplicativos. Do jeito que está, na hora que ele estiver em mau momento, está abandonado, ele nem conhece o patrão”, ponderou Lula. “Não queremos voltar a legislação antiga, quero me adaptar ao mundo de hoje, estabelecer uma nova relação, é preciso fazer um acordo”, sugeriu.

Lula lamentou o achamento salarial do piso mínimo imposto por Bolsonaro. “Ele está há quatro anos no governo, nunca deu aumento real de salário mínimo, não respeitou aposentados, pensionistas, 38 milhões de pessoas que ganham o salário mínimo, dos quais 22 milhões de aposentados e pessoas com deficiência que recebem o BPC”, acusou.

LEIA MAIS: Lula: “Criação de empregos e reajuste do salário mínimo são prioridades”

“Tenho orgulho de que, nos governos do PT, todo ano a gente fazia a reposição da inflação e dava um aumento baseado no crescimento do PIB dos últimos dois anos. Com isso aumentamos o salário mínimo em 74%, e voltaremos a fazer isso”, assegurou.

Mais propostas

Lula também detalhou que seu plano de governo inclui a renegociação das dívidas que atingem 80% das famílias brasileiras. “Vamos fazer uma renegociação com o setor varejista e o sistema financeiro para limparmos o nome dessas pessoas, queremos recuperar o direito de as pessoas andarem de cabeça erguida”, esclareceu.

“Também vamos isentar o Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil”, observou Lula. “E e vamos isentar o mais pobre, temos de fazer uma política tributária para cobrar dos mais ricos. Quem tem mais, paga mais, quem tem menos, paga menos”.

Combate à fome

“Por que sou obrigado a falar das coisas do passado?”, indagou Lula.” Porque o Brasil hoje está pior do que quando eu deixei. Por que falo em acabar com a fome? Porque voltou, são 33 milhões de pessoas. Por que falo de emprego? Porque criamos 22  milhões de empregos com carteira assinada, hoje tem 12 milhões de desempregados, esse é o dilema. Hoje as pessoas fazem bico. Temos de fazer de novo, acabar com a fome, criar emprego, investir no Fies, no Prouni”.

LEIA MAIS: 6 ações imediatas que Lula vai adotar para ajudar o povo e melhorar a economia

“Não é difícil acabar com a fome se você tiver disposição”, insistiu o ex-presidente. “É preciso financiar a pequena e média agricultura que produzem alimentos e, depois, garantir que as pessoas tenham dinheiro para comprar aquele alimento. Tem de fazer a economia voltar a crescer, não tem outro jeito”.

“Nós utilizávamos a Conab como um órgão regulador de alimentos no Brasil, para baratear os preços. Hoje não temos estoque regulador porque o presidente é irresponsável”, criticou o petista. “Em São Paulo tinha desaparecido crianças pedindo esmola nas ruas. Esses dias passei pelo viaduto na praça Roosevelt, me deu pena ver tanta criança na rua, no meio de tanta poluição, pedindo comida, dinheiro”, lamentou.

Violência bolsonarista

“Essa eleição atípica, é a primeira que participo em que há uma predominância da ignorância, da violência e da intolerância, isso começou em 2018”, relatou Lula. “Essa é a eleição mais importante da qual já participei. O que está em jogo é se queremos construir a democracia ou a barbárie”, testemunhou. “Nosso povo tem que saber que é o voto da vida dele”.

Lula condenou a atitude do governo no episódio envolvendo o apoiador de  Bolsonaro Roberto Jefferson, que disparou contra a Polícia Federal, na tarde deste domingo, ferindo uma agente federal. “Bolsonaro  teve a petulância de mandar o ministro da Justiça ao Rio para proteger um cidadão que se recusou a se entregar a Polícia Federal, que cumpria um mandado de um juiz”, espantou-se. “É um absurdo”.

“Então ou o nosso povo cai na realidade e tem noção do que está acontecendo ou o país vai cair nas trevas com a reeleição de um homem negacionista e mentiroso”, advertiu Lula.

Pelo fim do orçamento secreto

“O orçamento secreto é a excrescência da excrescência, é a dominação do poder Legislativo sobre o Executivo”, enfatizou Lula. “Eu nunca tinha visto, em todos meus anos na política, o Congresso presidir o Brasil. Bolsonaro é um refém, ele começou dizendo que ia mudar, hoje ele é o maior refém do Congresso, não conheço ninguém como ele”, atestou Lula. “Ninguém sério consegue governar com orçamento secreto. Ele tem de ser público e fazemos questão de que seja assim”.

“O Lira trabalha com essa tese, de que qualquer presidente da República terá de se subordinar ao Congresso elaborando o orçamento. Não será assim”, avisou o petista. “Quem ganhar vai pegar o orçamento feito por esse governo. Vou tentar estabelecer o orçamento participativo, usando a internet para fazer com que o povo possa dar o seu pitaco, o que ele quer que seja feito”.

“O orçamento participativo foi um sucesso”, pontuou Lula. “A ONU recomendou, pediu para que repassássemos a todos os países da América Latina e África. Vou tentar repetir isso, vamos ver que bicho vai dar. Temos de governar e ouvir o povo, é muito melhor”, disse Lula, citando as famosas conferências nacionais de seus governos como referência.

Recado na reta final

Lula encerrou a conversa fazendo um apelo ao eleitor brasileiro. “O que está em jogo no Brasil agora não é a disputa Lula x Bolsonaro. É se o Brasil vai querer a democracia ou favorecer o autoritarismo”, disse. “Se as pessoas querem um governo verdadeiro com as pessoas ou um governo mentiroso”.

“As pessoas têm de comparecer para votar, por você, pelo seu filho, neto. Que mundo você quer?”, perguntou.”O mundo da mentira ou da verdade? De alguém que investe em educação ou armas? De alguém que prega o amor e a fraternidade ou o ódio todo dia? Vote pensando no brasil, no país que você quer”, pediu Lula.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast