Lula participa de Encontro de Blogueiros em SP

Dentre os assuntos em debate, estão a regulamentação da mídia e as eleições de 2014

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta sexta-feira (16), do IV Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais que acontece de hoje a domingo, no Hotel Braston, em São Paulo.

A convite da comissão nacional do Movimento dos Blogueiros Progressistas”, ele leverá seu ponto de vista sobre temas como o papel da mídia tradicional, eleições 2014 e a importância do ativismo digital.

A blogueira gaúcha Tatiane Pires é uma das mais de 500 participantes do evento. Segundo ela, é interessante integrar discussões e fóruns onde todos buscam o propósito de trocar ideias para ampliar o debate sobre a proposta de regulamentação da comunicação, tão duramente criticada pela grande mídia.

“O uso da internet vem para contrapor o pensamento único da grande mídia”, disse a blogueira.

“O que queremos é democratizar a comunicação, pluralizar as opiniões, ampliar o alcance de diferentes pontos de vistas, indo contra o monopólio informativo da mídia tradicional, que tende a informar pelo viés negativo”, completa.

Precursor digital  – Durante seu governo, Lula sempre se manteve em contato com as mídias alternativas. Ele concedeu entrevista a um grupo de blogueiros sujos, em 2010. Essa foi a primeira vez em que um presidente da República se reuniu com formadores de opinião online (OOM’s) para uma coletiva.  Em junho do ano seguinte, Lula participou do II Encontro Nacional dos Blogueiros, em Brasília, assim como, em abril passado.

Os meios digitais se tornaram uma alternativa para os leitores que não se identificam com os conteúdos das mídias de massa. Outra característica positiva da internet é que qualquer pessoa, inserida na comunicação em rede, atua como formadora de opinião ou fonte de informação.

Confira a programação completa do evento aqui.

SERVIÇO

IV Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais

Local: Hotel Braston – Rua Martins Fontes, 330

Data: 16, 17 e 18 de maio

Inscrições no local

Por Camila Denes, da Agência PT de Notícias

PT Cast