A campanha do presidente Lula ganhou um novo espaço para transformar disposição de luta em mobilização. A plataforma Lula Pelo Brasil reúne, em um só lugar, a agenda da campanha e as atividades organizadas por coordenações, grupos, candidatos e militantes, facilitando a articulação de quem quer colocar a campanha na rua, de bairro em bairro, em todas as regiões do país. Tudo o que a militância quiser organizar, estará acessível a todos num só lugar. A plataforma vai ajudar a turbinar a campanha de Lula nas ruas, permitindo que sejam criados vários encontros, panfletagens, conversas, reuniões e outros eventos.
Clique aqui para acessar o Lula Pelo Brasil.
A iniciativa se soma a uma estratégia de participação popular que já vem ganhando força nesta campanha. Em julho, o PT lançou uma plataforma para ampliar os Comitês Populares de Luta e a organização nos territórios, com foco na conversa olho no olho com a população. No ambiente digital, o Porta-Voz do Lula chegou a 50 mil participantes em apenas uma semana, formando uma rede de militantes, lideranças e apoiadores para fortalecer a comunicação e enfrentar a desinformação.
Agora, o Lula Pelo Brasil ajuda a conectar essas duas dimensões. É onde aquele porta a porta no bairro, a panfletagem na feira, a caminhada, o encontro com a comunidade, a reunião na garagem ou o seminário temático podem entrar no mapa da mobilização nacional. A proposta é simples: “das redes para as ruas. Das ruas para as redes”.
Da agenda de Lula à ação no bairro
Uma das funções da plataforma é facilitar o acompanhamento dos compromissos da campanha. Cada atividade cadastrada pela equipe responsável pode ganhar uma página pública com data, horário, local, mapa e um endereço próprio para compartilhamento em grupos de WhatsApp, redes sociais e outros canais.
Mas o Lula Pelo Brasil vai muito além da agenda presidencial. Coordenações estaduais e locais, organizadores e militantes autorizados podem criar atividades dentro de seus territórios. Por exemplo: convidar um dirigente do PT, ministro ou um candidato para um encontro na sua região. A estrutura foi pensada justamente para permitir que a mobilização nacional ganhe capilaridade nos municípios, respeitando a iniciativa e a criatividade de quem conhece de perto cada comunidade.
Criar uma atividade também é simples. É possível informar título, descrição, horário e endereço, incluir uma imagem e decidir quais recursos serão necessários. Uma pequena panfletagem, por exemplo, não precisa funcionar da mesma maneira que um grande ato público.
Recursos diferentes para cada atividade
Inscrição prévia, número de vagas, ingresso e check-in são recursos opcionais. Quando houver necessidade de inscrição, a pessoa recebe o link, acessa as informações do evento sem precisar fazer login, confirma a participação e pode receber posteriormente avisos e orientações da organização.
Nos eventos em que a campanha desejar acompanhar a presença, há ainda a possibilidade de ingresso com QR Code, check-in e contagem em tempo real. O sistema foi projetado inclusive para registrar entradas quando não houver conexão com a internet, sincronizando as informações quando o aparelho voltar a ficar conectado.
Isso permite que as coordenações entendam como cada mobilização está evoluindo, quantas pessoas demonstraram interesse e, quando esses recursos forem utilizados, quantas efetivamente participaram. A ideia é trocar a divulgação dispersa por uma organização capaz de manter a militância mobilizada antes, durante e depois de cada atividade.
Mobilização com soberania digital
Há ainda uma escolha política por trás da tecnologia. O Lula Pelo Brasil foi desenvolvido como um ambiente próprio e seguro, para que a campanha possa organizar sua mobilização com soberania digital, sem entregar às big techs os dados produzidos nessa relação entre militância, apoiadores e campanha.
A plataforma conta com gestão por estados e municípios, diferentes níveis de acesso, moderação e controle administrativo. Cada coordenação atua dentro de seu território, mas o conjunto das iniciativas forma uma única rede nacional de mobilização.
É uma ferramenta para quem acompanha Lula, mas principalmente para quem quer fazer campanha. Porque a eleição se disputa na televisão e nas redes, mas também na feira, na praça, no trabalho, na escola, na rua e na conversa com o vizinho.
Quer colocar uma atividade no mapa e ajudar a construir a campanha mais bonita da vida de Lula? Acesse o Lula Pelo Brasil, acompanhe a agenda e participe da mobilização.