Lula percorrerá o país para consolidar retomada da industrialização e do desenvolvimento

Pretendemos fazer com que o Brasil volte a ser um país industrializado, combinando boa política industrial com a manutenção de uma boa política agrícola”, diz o presidente

Ricardo Stuckert

Lula durante a live Conversa com o Presidente

Ao fazer um balanço dos avanços no esforço de união e reconstrução do Brasil, um ano após vencer as eleições, o presidente Lula afirmou, nesta terça-feira (31), que “isso é só o começo” e que a meta para 2024 é viajar o país para discutir a consolidação de um processo de desenvolvimento sustentável, com a retomada da industrialização, fortalecimento da produção no campo, geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida da população.

“É só o começo. Nós estamos calçando o sapato, porque o primeiro ano é só isso, o primeiro ano é arrumação de casa. Quando a casa estiver pronta, você começa, então, a utilizar. Nós acabamos de remontar o Brasil. E, agora, é para o Brasil começar a funcionar. Por isso, ano que vem, se preparem, porque eu vou viajar para cada estado”, disse Lula ao jornalista Marcos Uchôa, durante a live Conversa com o Presidente, produzida pela EBC.

“Pretendemos fazer com que o Brasil volte a ser um país industrializado. Se a gente conseguir combinar uma boa política industrial com a manutenção de uma boa política agrícola, é tudo que o Brasil precisa”, pontuou Lula.

Avanços e conquistas nesses 12 meses

Entre os avanços registrados nesses 12 meses, o presidente destacou o resgate da democracia, a retomada de mais de 40 políticas públicas de inclusão social, o lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê R$ 1,7 trilhão em investimentos; a abertura de 51 novos mercados para produtos agrícolas no exterior e a recuperação da influência do Brasil no mundo, entre outros.

“Eu acho que o que é importante é que nós conseguimos fazer quase que um milagre. O que é esse milagre? Nós pegamos esse país semidestruído do ponto de vista de políticas públicas”, disse o presidente, em referência a problemas identificados ainda no período da transição de governo, quando uma negociação emergencial com o Congresso permitiu que o país tivesse um orçamento exequível para 2023.

“Agora, a partir de 2024, é viajar o Brasil, é conversar com o povo, é fazer investimento na educação, é fazer investimento no ensino médio, é fazer investimento na saúde, é fazer investimento na geração de emprego, é fazer investimento na cultura. Ou seja, agora o Brasil, e eu particularmente, vou me dedicar, vou me dedicar a viajar ao Brasil, a conversar com o prefeito, a conversar com governadores, a conversar com sindicalistas”, afirmou o presidente.

Segundo ele, o diálogo com os estudantes também será fundamental “para colocar o Brasil definitivamente no centro da democracia entre todos os países do mundo” e na definição das prioridades na área da educação. “Eu quero inaugurar muitas escolas, muitas universidades, muitos institutos federais. Eu quero participar de muitas atividades culturais nesse país. Quero visitar comitês de cultura em cada estado desse país, porque somente assim é que esse país vai dar um salto de qualidade. Esse país vai voltar a sorrir”, assegurou o presidente.

Recuperação da economia destruída por Bolsonaro

Lula disse estar seguro de que a recuperação econômica, atestada por uma série de indicadores oficiais, vai avançar ainda mais, com reflexos positivos nos salários e em políticas importantes como saúde e educação. “É esse país que você deseja e é esse país que eu quero ajudar a construir junto com vocês. Sozinho, eu sou apenas um, mas, se a gente estiver junto, a gente faz uma revolução nesse país para melhorar a vida de todo mundo. Por isso eu conto com vocês”, disse o presidente, durante a live.

Ele também voltou a assegurar que o governo federal continuará a apoiar as populações atingidas por enchentes, como as da região Sul, e pela seca, a exemplo do que acontece na região amazônica.

Ao falar sobre a importância de sua eleição para o resgate da democracia, o presidente afirmou que os verdadeiros vencedores do pleito foram os eleitores que desprezam o ódio, a mentira, o preconceito e o autoritarismo. “Foi um ano glorioso para a democracia brasileira, porque o povo que pensa na verdade, o povo que quer construir um Brasil saudável, um Brasil humanitário, um Brasil que as pessoas ficam felizes, que construam a sua família com a maior delicadeza, com o maior respeito, esse povo venceu as eleições”, disse.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast