Lula recebe catador de materiais recicláveis e o escritor Raduan Nassar

Foi Lula o primeiro Presidente da República a receber no Palácio do Planalto um grupo de catadores de materiais recicláveis.

Ricardo Stuckert

Lula participa de encontro com catadores em Brasília

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta quinta-feira (13) a visita de dois amigos: o catador Luiz Henrique da Silva, do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), e o escritor e vencedor do Prêmio Camões, Raduan Nassar.

Luiz Henrique da Silva virá a Curitiba acompanhado de uma caravana de catadores de todo o país, que celebrarão na Vigília Lula Livre o tradicional Natal dos Catadores, cerimônia da qual Lula sempre participou quando era presidente e também após deixar o poder.

A relação de Lula com os catadores é carregada de um simbolismo histórico. Foi Lula o primeiro presidente a receber no Palácio do Planalto um grupo de catadores de materiais recicláveis.

“Em que momento da História um catador pôde usar a tribuna num palácio governamental? Em que momento da História um morador de rua pôde utilizar a palavra no Palácio presidencial em qualquer país do mundo? Por isso que o Brasil, aos poucos, vai sedimentando práticas e exemplos que podem ajudar na conquista da democracia no mundo. Porque também é preciso uma evolução da sociedade para compreender a função de cada um, para jogar no lixo o preconceito”, disse Lula em 2006, ao discursar em um encontro com os catadores no Palácio.

Amigo de Lula, o escritor e vencedor do Prêmio Camões, Raduan Nassar, autor dos livros Lavoura Arcaica e Um Copo de Cólera, também visita o ex-presidente nesta quinta. Após a visita, ambos devem atender a imprensa em frente à Superintendência da Polícia Federal de Curitiba.

O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação de Lula, Fernando Haddad, também deve participar do ato natalino na Vigília Lula Livre.

Natal dos Catadores na Vigília Lula Livre
Horário: 17h
Endereço: Rua Sandália Monzon, 164, Santa Cândida – Curitiba

Por Lula.com.br

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Lula envia carta aos catadores: “Temos uns aos outros e dias melhores virão” Lula

Mais notícias

PT Cast