Lula, sobre 2024: “Vamos ter um ano primoroso neste país”  

Presidente afirma que, assim como aconteceu em 2023, o Brasil vai voltar a surpreender os analistas e crescer mais do que está sendo projetado. “Neste ano, vamos colher o que plantamos em 2023”

Ricardo Stuckert/PR

Lula: "A economia vai crescer mais do que os especialistas estão dizendo" Foto: Ricardo Stuckert / PR

Ao anunciar Ricardo Lewandowski como próximo ministro da Justiça, nesta quinta-feira (11), Lula também falou um pouco sobre o que espera para o Brasil em 2024. E, segundo o presidente, neste ano o país vai voltar a surpreender os analistas, apresentando resultados econômicos e sociais acima dos esperados.

“Estou muito feliz com o que aconteceu nesse primeiro ano de governo”, disse Lula, lembrando do encontro que teve, um ano atrás, com a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, em Hiroshima (Japão). 

“Ela me disse que o Brasil ia estar numa situação difícil porque o ano seria difícil e que o Brasil não cresceria mais que 0,8%. E eu disse a ela: ‘Com todo respeito que tenho à senhora, a senhora não conhece o Brasil, a senhora não me conhece, e o Brasil vai crescer mais do que a senhora está prevendo’. E cresceu”, recordou Lula.

Na verdade, já se sabe que o Brasil cresceu mais que o triplo previsto por Georgieva, alcançando um aumento em torno de 3% do PIB, acima da média mundial. De acordo com Lula, em 2024, o Brasil vai, mais uma vez, crescer acima do que vem sendo projetado. 

LEIA MAIS: Inflação fecha dentro da meta em 2023, após 2 anos de estouro

“Quando a gente analisa uma pesquisa e analisa que tem uma coisa difícil de acontecer, não é para a gente transformar aquela pesquisa na verdade absoluta. A pesquisa existe para que a gente tenha condições de fazer mudanças de rumo e fazer as coisas acontecerem. Eu não sou um presidente da República que faço um diagnóstico e fico feliz com o diagnóstico. Eu fico feliz quando consigo fazer com que o diagnóstico seja colocado em prática”, afirmou.

“Vou cuidar deste país”

E prosseguiu: “Estou convencido de que vamos ter um ano primoroso neste país. A economia vai crescer mais do que os especialistas estão dizendo. Vai crescer porque as coisas estão acontecendo. Se você pegar o que aconteceu em 2023, você vai ver que, em todas as atividades, em todas as áreas do governo, muitas vezes foi investido mais do que foi investido nos quatro anos passados. E esse dinheiro ainda não chegou totalmente na ponta. As políticas não chegaram na ponta”. 

Lula comparou os investimentos feitos em 2023 com sementes lançadas à terra para ser colhidas mais tarde. “Então, neste ano, vamos colher o que plantamos em 2023. E vamos plantar novas coisas, que vamos colher em 2025. E em 2025 vamos plantar para 2026, quando, espero, o povo brasileiro esteja vivendo infinitamente melhor do ponto de vista democrático, do ponto de vista econômico, do ponto de vista político e do ponto de vista social. É esse compromisso que assumo com vocês. Fui eleito para cuidar deste país e vou cuidar deste país”, concluiu.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast