Lula, sobre encontros com partidos: “Se o cara é civilizado, eu converso”

No Maranhão, Lula explicou critérios para conversas com lideranças políticas na viagem pelo Nordeste: “Eu não pergunto se é de direita ou de esquerda. Eu pergunto primeiro se o cara é ser humano”

Na entrevista coletiva que deu à imprensa do Maranhão, pouco antes de embarcar para o Ceará, nesta sexta-feira (20), Lula falou sobre as conversas com lideranças políticas que tem feito ao longo da viagem que ele e lideranças do Partido dos Trabalhadores fazem pelo Nordeste até o próximo dia 26.

O ex-presidente disse que seu desejo é conversar com todos aqueles que estão abertos ao diálogo, porque é “urgente cuidar do Brasil”. “O que eu quero conversar com todos os partidos? Eu quero saber se eles estão conformados com a quantidade de gente que está na rua passando fome, se as pessoas estão realmente conformadas com o crescimento da pobreza, com a destruição da massa salarial deste país, com a possibilidade de crescimento da pandemia outra vez”, respondeu após ser questionado sobre o tema.

Por isso, explicou, não importa a tendência política para que ele se sente à mesa com alguma liderança ou partido. “Eu não pergunto se a pessoa é de direita ou de esquerda. Eu pergunto primeiro se o cara é ser humano, é civilizado e está disposto a dialogar. Aí eu converso. Por isso eu chego em cada estado e chamo todos para conversar.”

O principal objetivo, ressaltou, é fazer com que a polarização entre fascismo e democracia que existe hoje no país seja vencida pela democracia. “É esse o jogo que tem de ser feito. Eu só não converso com a pessoa que não quer conversar comigo, que virar as costas para mim. Mesmo assim, não vou tratá-la mal. Eu acho urgente a gente cuidar do Brasil, cuidar do povo brasileiro que está passando fome“, disse.

É por essa razão que, se for realmente candidato à Presidência, Lula não fará uma campanha ou um governo baseado no rancor nem na vingança. “Minha mãe dizia: quando um não quer, dois não brigam. Eu fiquei preso 580 dias, mas não posso ficar alimentando ódio contra quem falou bobagem de mim. Vou conversar com todo mundo”, garantiu.

Agenda de Lula no Nordeste

15 e 16/8 – Pernambuco
17 e 18/8 – Piauí
18 a 20/8 – Maranhão
20 a 23/8 – Ceará
24/8 – Rio Grande do Norte
25 e 26/8 – Bahia

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast