Lula: “Temos obrigação de politizar o povo por um país melhor”

Ex-presidente visitou na última quarta (21) o Instituto Federal Farroupilha, onde recebeu certificado de agradecimento pelos investimentos na educação

foto: Ricardo Stuckert

Lula visita o Instituto Federal Farroupilha, campus São Vicente do Sul

No terceiro dia da caravana Lula pelo Brasil, que está de passagem pelos três estados da região Sul do país, o ex-presidente visitou o campus de São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha (IFFar-SVS), elevado à categoria de Ensino Superior em 2006, durante a gestão petista.

Durante a visita, Lula e a presidenta eleita pelo povo Dilma Rousseff receberam da direção do instituto certificado de agradecimento pelos esforços na criação e expansão da Rede Federal realizados durante os seus governos.

“Isso está no meu sangue, é uma coisa de que eu tenho orgulho, que me dá prazer. Embora eu seja o único que governou o Brasil sem diploma, eu sou o ‘analfabeto’ com mais títulos de Doutor Honoris Causa no mundo!”, lembrou o ex-presidente, que já recebeu mais de 30 títulos entregues por instituições de ensino de diversas partes do mundo.

Embora a razão do encontro tenha sido valorizar a repensar o futuro da educação no Brasil, área totalmente menosprezada desde que o golpista Michel Temer assumiu o poder, Lula se viu obrigado a falar também sobre a recente onda de ataques que causado por grupos fascistas.

Lula sabe que o ódio que se manifesta contra o Partido dos Trabalhadores é, na verdade, a recusa de uma elite retrógrada e cruel que se recusa a aceitar que o povo pobre suba um degrau na escala social. “Eles pensam: lá vem eles governar esse país e dizer que empregada doméstica tem que ter carteira assinada, férias.

“Esse país tá acostumado com empregada doméstica que não pode nem comer dentro de casa! Que não tem direito de ficar doente! ‘Lá vem esse PT querer aumentar o salário mínimo acima da inflação, fazer assentamento de sem terra, colocar cota para ter negro nas universidades, apoiar LGBT’.”

O ex-presidente, que deu início ao maior legado já deixado à educação na história do Brasil, tem convivido com as críticas desde que começou na carreira política e faz questão de lembrar que tem o apoio da grande maioria da população do país.

“Se acham que eu fico nervoso com essa gente protestando, eu não fico. Quando fundamos o PT, falavam mal da minha barba. Eu dizia: por que estão incomodados com a minha barba? Olha a barba de Jesus Cristo. Olha a barba de Tiradentes”, brincou.

“Depois disso, se incomodaram com a bandeira vermelha, daí com a estrela… Disseram que eu não poderia governar porque não tinha diploma, que não falava inglês, francês, espanhol… Ou seja, preconceito sempre existiu. Mas o que essa gente hoje tem não é preconceito, é ódio!”

“Não sei se vocês conhecem quem tá lá protestando, mas eu desafio eles, o Moro, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, eu desafio todos que estão me perseguindo a provar se é mais honesto do que eu. A questão é que eles estão acostumados a mexer com pessoas sem caráter, e caráter não vem de Miami nem vende no shopping. Caráter vem do berço. É educação de pai e mãe. Por isso vim visitar esta escola.”

Embora a imprensa tradicional insista em distorcer os fatos, Lula garante que a caravana seguirá seu cronograma oficial, uma vez que em todas as cidades visitadas até agora a maioria das pessoas tem lhe demonstrado apoio. A única resposta diante do ódio é a defesa incansável da democracia,

“Eu não estou disposto mais a levar desaforo para a casa. Não estou disposto porque eu aprendi a andar de cabeça erguida, e isso é uma conquista. Eu tenho orgulho do que faço! Tenho orgulho do que fez Olívio Dutra. Tenho orgulho do que fez a Dilma! Terei orgulho do que vai fazer o Miguel Rossetto. Tenho orgulho porque o provo aprendeu a vestir melhor, comer melhor, até viajar de avião.”

Em vez de ficar feliz com as conquistas daqueles que antes não tinham direito a nada, essa elite começa a nutrir ódio. “Nós temos a obrigação de politizar essa gente. De conscientizar essa gente para criar um país melhor!”

“Eu tenho fé que Deus vá iluminar as pessoas que carregam ódio no coração.  Quem tem ódio fica com azia, fica com refluxo, não dorme a noite. Essa gente que protesta contra nós hoje quando for deitar deve conversar com consciência e pensar o que conquistaram nos 12 anos do PT e o que conquistaram agora com o golpista.  Se pensarem e concordarem com consciência vão pedir desculpas por tanta grosseria e falta de respeito.”

Educação para todos

Durante seu discurso, a presidenta eleita com mais de 54 milhões de votos Dilma Rousseff  criticou o desmonte realizado na Educação promovido pelo governo usurpador e entreguista de Temer. “Vai haver investimento em Educação? Não, porque antes a Educação crescia acima da inflação e agora tem limitação e congelamento de gastos. Não tem como equacionar as políticas do país se a Educação for privilegio, num país onde ela era vista como algo que só os bens nascidos podiam ter acesso. Nós mudamos isso”, avalia.

Além de Lula e Dilma, também marcaram presença na visita a senadora Gleisi Hoffmann, presidenta PT Nacional, o ex-governador Olívio Dutra; a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) e os deputados federais Paulo Pimenta (PT-RS) e Pepe Vargas (PT-RS), o pré-candidato ao governo do estado Miguel Rossetto e o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT-RS).

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Da Redação da Agência PT de Notícias, enviada especial a RS