Lula: “Vamos começar trabalhando, temos de gerar emprego e distribuir renda”

Confira os nomes de mais 16 ministros anunciados por Lula nesta quinta-feira (29). Ele reiterou que o povo tem pressa na reconstrução do país: “Por todos esses anos de desgoverno, teremos de trabalhar em dobro”

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fala à imprensa, ao lado dos ministros do novo governo (Foto: Ricardo Stuckert)

O povo brasileiro tem muita pressa em reerguer o país dos escombros do desgoverno Bolsonaro. Apesar do reconhecimento sobre a destruição causada pelo extremista de direita no tecido social do Brasil, a declaração do presidente eleito Lula, nesta quinta-feira (29), em Brasília, foi carregada de otimismo e esperança. À imprensa, ele anunciou os nomes de mais 16 ministros que integrarão o novo governo, totalizando 37 pastas. No evento, Lula falou dos desafios do primeiro escalão e reiterou sua disposição em trabalhar incessantemente para reconstruir o país e devolver a dignidade ao povo brasileiro.

Veja a lista completa dos 37 indicados por Lula

“Vamos começar trabalhando, temos mais de 13 mil obras paralisadas”, apontou Lula. “Precisamos gerar emprego, pagar salário e distribuir renda, esse povo tem de ter o direito de sofrer menos” afirmou. “Depois de muito trabalho, discussão e ajustes, terminamos de montar o primeiro escalão do governo”, festejou o presidente. “A partir da posse, vamos começar a discutir o segundo escalão, os cargos do governo federal em cada estado”, detalhou.

Lula anunciou que tão logo os ministros sejam empossados, ele fará uma reunião para traçar os primeiros dias de trabalho. Em seguida, irá se reunir com os governadores para fazer um levantamento dos projetos de infraestrutura necessários ao país.

“Pelo desgoverno a que o Brasil foi submetido nesses anos, teremos de trabalhar em dobro para recuperá-lo”. Ao anunciar os nomes, Lula chamou atenção para a diversidade do novo governo, com destaque especial para as mulheres.

“Nunca antes na história do Brasil, tivemos tantas mulheres ministras, uma indígena ministra dos povos indígenas”, exemplificou. “Falei com a Sonia [Guajajara, ministra dos Povos Indígenas] que essa é uma experiência nova”, revelou o petista. Lula afirmou que o presidente da Funai também será um indígena. “Será importante porque irá aperfeiçoar tudo o que iremos fazer para demarcar terras indígenas e cuidar do povo”, disse.

O presidente eleito anunciou ainda que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica terão duas mulheres no comando das instituições.

Reconstruindo o país

“Quero que todos os companheiros e companheiras que foram nomeados agora façam parte da história política desse país, em um momento em que tivemos a coragem de assumir o Brasil numa situação extremamente delicada, um país que foi destruído em muitas das coisas que fizemos”, pontuou.

“Quase tudo na área social foi desmontado, teremos de remontar outra vez, mas com muito mais competência, vontade e disposição. Foi para isso que eu me candidatei outra vez à Presidência”, lembrou Lula.

“Sejam o mais democratas possível na montagem do governo, é importante olhar quem tem competência técnica, qualificação”, recomendou o presidente. “Temos de montar o melhor ministério que pudermos para começar a trabalhar”.

Lula agradeceu ainda aos líderes dos partidos que colaboraram na formação de governo e pela mobilização em torno da aprovação da PEC o Bolsa Família no Congresso Nacional.

O presidente encerrou o discurso convidando todos os presentes para a grande festa popular que tomará a capital no ato de posse do dia 1º. “Não fiquem preocupados com barulho. Quem perdeu as eleições, fique quietinho e quem ganhou tem o direito de fazer uma grande festa popular aqui em Brasília”, celebrou o presidente eleito.

Confira os ministros e ministras anunciados, além dos líderes do novo governo na Câmara, Senado e Congresso:

Planejamento

Simone Tebet – senadora (MDB) e advogada

Meio Ambiente

Marina Silva – deputada federal (Rede), ambientalista e historiadora

Transportes

Renan Filho – senador (MDB) e economista

Cidades

Jáder Filho – presidente do MDB do Pará e empresário

Previdência

Carlos Lupi – presidente nacional do PDT e professor

Agricultura

Carlos Fávaro – senador (PSD) e agrônomo

Minas e Energia

Alexandre Silveira – senador (PSD) e advogado

Pesca e Aquicultura

André de Paula – advogado

Desenvolvimento Agrário

Paulo Teixeira – deputado (PT) e advogado

Turismo

Daniela do Waguinho – deputada federal (União) e pedagoga

Comunicações

Juscelino Filho – deputado federal (União) e médico

Comunicação Social

Paulo Pimenta – deputado federal (PT) e jornalista

Esporte

Ana Moser – ex-jogadora de vôlei

Povos Indígenas

Sonia Guajajara – deputada federal (Psol) e educadora

Gabinete de Segurança Institucional (GSI)

Gonçalves Dias –  general da reserva

Integração Nacional

Waldez Goés – governador do Amapá

Líderes no Congresso Nacional

Líder do governo na Câmara

Lula também anunciou os líderes do governo na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Congresso Nacional

José Guimarães (PT-CE)

Líder do governo no Senado

Jaques Wagner (PT-BA)

Líder do governo no Congresso

Randolfe Rodrigues (REDE-AP)

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast