Lula visita assentamento do MST em Londrina neste sábado, 19

Acompanhe o evento ao vivo, na TvPT. Encontro será na maior área de Reforma Agrária em região metropolitana do país. Lula e Gleisi Hoffmann participarão de atividades com comunidades de todo o Paraná

Site do PT

Além de Lula e Gleisi, estão confirmadas as participações de Roberto Requião e de dirigentes nacionais do MST

Lula e a presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, participarão da “Jornada de Solidariedade: Rumo aos Comitês Populares no assentamento Eli Vive” neste sábado, 19, em Londrina (PR), a partir de 9h da manhã.

O ato inaugura o lançamento nacional dos comitês de base dos movimentos, que tem como objetivo avançar na organização dos trabalhadores e fazer o debate sobre um projeto popular para Brasil com a população nos bairros, nos locais de estudo, igrejas e espaços culturais.

Assista ao evento ao vivo pela TvPT:

O encontro, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pretende reunir cerca de 10 mil pessoas, em sua maioria vindas de comunidades do MST de todas as regiões do Paraná.

Será o primeiro evento presencial massivo do MST/PR após o início da pandemia da Covid-19, e também o reencontro do líder com militantes que fizeram parte da Vigília Lula Livre durante os 580 dias de prisão injusta em Curitiba. Pelo menos 3 mil militantes do Movimento, de todas as regiões do estado, participaram da Vigília.

“Acolheremos Lula com todo o vigor humano que a Reforma Agrária construiu nestes últimos 40 anos, e com o mesmo vigor da resistência da Vigília Lula Livre, nos 580 dias de batalha em Curitiba”, enfatiza Roberto Baggio, da direção nacional do MST e integrante da coordenação da Vigília.

Além de Lula e Gleisi, estão confirmadas as participações do ex-senador Roberto Requião e dos dirigentes nacionais do MST João Pedro Stédile e João Paulo Rodrigues.

A ação é restrita a pessoas convidadas, realizada em local aberto, com orientação para uso de máscara e de álcool em gel. A previsão é de início às 10h.

Solidariedade e organização popular

No encontro, alimentos arrecadados serão partilhados em bairros periféricos de Londrina. A expectativa é reunir cerca de 60 toneladas de legumes, grãos, panificados, frutas e lácteos produzidos pelas famílias Sem Terra. As doações das cestas serão realizadas entre os dias 20 e 21 de março.

A doação integra a campanha permanente do MST desde o início da pandemia, que tem levado alimentos a quem enfrenta fome neste período de crise econômica e social. No Paraná, cerca de 900 toneladas de alimentos e mais de 100 mil Marmitas da Terra já foram partilhadas. O assentamento Eli Vive participa ativamente das mobilizações de solidariedade.

Assentamento foi criado por Lula

Criado por Lula em 2009, o assentamento Eli Vive completou 13 anos no dia 19 de fevereiro. Localizado no distrito de Lerroville, a comunidade tem 7.500 hectares, 501 famílias assentadas, em torno de 3 mil moradores.

Mais de 400 crianças e adolescentes estudam em duas escolas municipais e uma estadual do assentamento. Há cerca de 40 linhas escolares dentro da comunidade, que percorrem 109 quilômetros de estradas de terra do assentamento.

Os camponeses e camponesas têm grande produção de alimentos, entre leite, café, hortaliças, panificados e grãos em geral. Parte dos lotes já conquistaram certificação de produção orgânica e agroecológica, projeto em crescimento dentro da comunidade.

A Cooperativa Agroindustrial de Produção e Comercialização Conquista (Copacon), criada pelas famílias assentadas, entrega 10 toneladas por semana de alimentos por semana ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), chegando a mais de 100 escolas de Londrina e região. Uma padaria comunitária, coordenada por mulheres assentadas, também produz panificados para entregar por meio do PNAE.

Wellington Lenon /MST-PR

Da Redação, com informações do MST