Lula visita o campus do IFRN em Currais Novos (RN)

O ex-presidente conheceu o laboratório de tecnologia em processamento de laticínios e recebeu o carinho dos alunos do Instituto Federal do RN

Ricardo Stuckert

Lula no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de Currais Novos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou na manhã desta segunda-feira, 28, o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de Currais Novos, cidade de 45 mil habitantes na região do Seridó, no interior potiguar.

Como já virou rotina no projeto Lula do Brasil, em que Lula está percorrendo 25 cidades de nove estados do Nordeste, em uma jornada de 4 mil quilômetros, Lula recebeu o carinho do público e muitos pedidos de abraços e selfies na chegada.

O ex-presidente estava acompanhado da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), do vice-presidente nacional do PT Marcio Macedo, que coordena o projeto Lula Pelo Brasil, do prefeito de Currais Novos Odon Júnior (PT) e outras autoridades.

Qualificação de derivados de leite

Lula conheceu a infraestrutura do campus, como o laboratório de processamento de derivados do leite, que produz diversos laticínios, como queijos e iogurtes, que são distribuídos para a merenda dos alunos da rede pública de ensino de Currais Novos.

A senadora Fátima Bezerra explicou que o IFRN , que em 2017 completa dez anos com 1.800 alunos, fez parte da primeira fase do plano de expansão e fortalecimento do ensino técnico e profissionalizante durante os governos de Lula e Dilma.  O Rio Grande do Norte foi contemplado com três institutos federais de 19 escolas técnicas

O IFRN visa qualificar com tecnologia a vocação econômica da região do Seridó, a produção agropecuária, com destaque para a criação de gado leiteiro. Lula recebeu uma cesta com alguns produtos feitos no local, como os diversos tipos de queijo (de coalho, do reino, gouda…), manteiga de garrafa e doce de leite.

Lula mostrou interesse pelos diversos aspectos da produção e distribuição dos queijos e outros laticínios, fazendo perguntas aos diretores do laboratório, sobre, por exemplo, a legislação para a comercialização dos queijos regionais do Rio Grande do Norte em outras regiões do país.

“É preciso que a gente estude quais são as dificuldades pra gente vender o queijo de qualidade do Rio Grande do Norte em todo Brasil. A gente compra queijo da França, da Espanha, da Itália. É um absurdo que não possamos comprar queijo do Rio Grande do Norte em São Paulo”, afirmou.

Homenagem com Luís Gonzaga

“Tenho que agradecer a Deus todo dia pois o carinho que o povo tem demonstrado por mim é muito gratificante”, afirmou Lula em entrevista à imprensa local ao sair do laboratório de laticínios do IFRN. Ele reafirmou que faz essa viagem para ver como o povo avançou e como esses avanços sofrem riscos com a agenda do governo atual.

Na saída, um aluno do IFRN homenageou Lula cantando e tocando na sanfona a música “Pau de Arara”, de Luís Gonzaga. “Toquei essa música porque ela me lembra da viagem que o senhor fez quando criança de Pernambuco a São Paulo”, disse o jovem.  Seguiu-se mais uma sessão de selfies e abraços.

“Antes do seu governo a gente não tinha nada. No seu governo as mulheres do campo tiveram oportunidade. Queremos você de volta”, disse uma senhora na saída do ex-presidente.

Por Mariana Zoccoli, enviada especial ao Nordeste com a caravana Lula pelo Brasil, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast