Mais de 40 mil pessoas se reúnem em ato por “Diretas Já” em BH

Belo Horizonte teve ato com artistas e a presença maciça de estudantes que participam do 55º Congresso da UNE

Diretas Já

Ato por Diretas Já na Praça da Estação em Belo Horizonte

Mais de 40 mil pessoas se reuniram, nesta sexta-feira (16), em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, em mais um ato por eleições “Diretas Já”. A manifestação teve shows de diversos artistas e a participação maciça de estudantes que participam do 55º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE), que acontece na cidade e teve início na quarta-feira (14).

O ato se concentrou na Praça Afonso Arinos e seguiu em passeata até a Praça da Estação, onde aconteceram apresentações de artistas como Fernanda Takai, Erika Machado, Juarez Moreira, Chiquinho Amaral, Adriano Queiroga, Fábio Paladino e outros.

Publicado por Guilherme Boulos em Sexta, 16 de junho de 2017

Estiveram presentes representantes de partidos políticos e movimentos sociais como a presidenta da UNE, Carina Vitral; o deputa federal Reginaldo Lopes (PT-MG); a presidenta do PT de Minas Gerais, Cida de Jesus; o ex-secretário de Direitos Humanos da Presidência no governo Luiz Inácio Lula da Silva, Nilmário Miranda; o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e o dirigente do MTST, Guilherme Boulos.

Publicado por Carina Vitral em Sexta, 16 de junho de 2017

A presidenta da PT-MG afirmou que o ato reafirmava o compromisso do povo mineiro com a democracia. “Aqui em Minas faremos resistência contra as reformas arbitrárias da previdência e trabalhista. Faremos resistência conta o avanço do golpe no país. Faremos resistência em defesa das políticas públicas para mulheres, para jovens, políticas para nossos irmãos e irmãs indígenas e quilombolas. Mostraremos das trincheiras de Minas que queremos Fora Temer, Diretas Já e nenhum direito a menos”.

O ex-ministro Cardozo destacou que “a cada dia que passa mais pessoas se convencem que Temer não pode ficar no governo”. “É o povo que tem de escolher quem fica no poder, por isso Fora Temer e Diretas Já”.

Ato percorreu Belo Horizonte por Diretas Já

Em sua fala para o público, Boulos afirmou que o dia de manifestação foi mais um passo na caminhada pela construção de uma saída popular e democrática para a crise do nosso país. “Temer nunca teve legitimidade e agora perdeu a condição política de governar. A última pesquisa do Vox Populi disse que Temer tem 3% de aprovação”.

O dirigente do MTST ressaltou que há três caminhos possíveis para o Brasil. Um deles seria a permanência de Temer e o outro seria a troca de presidente por eleições indiretas, mas nenhuma dessas opções seria aceitável.

“Tem um terceiro caminho e é por isso que a gente toma as ruas. É sair o Temer e o povo decidir quem vai governar o Brasil. Diretas Já é a bandeira que unifica a maioria do povo brasileiro e os movimentos sociais e norte a sul”.

Ele ainda destacou que as diretas precisam vir junto com a luta contra a retirada de direitos. “As Diretas Já têm que vir com direitos. É Diretas e barrar a reforma da Previdência, Diretas e barrar a reforma trabalhista. É isso que a gente quer e só na rua vamos fazer isso virar realidade”.

Artistas pelas Diretas

Os artistas já ocuparam as ruas de outras três cidades pedindo por Diretas Já neste ano. No dia 11 de junho, foi a vez de Salvador (BA). Um dos maiores cartões postais da Bahia ficou pequeno para aglutinar um verdadeiro mar de pessoas no Farol da Barra. Artistas consagrados no cenário nacional e internacional se uniram as centrais sindicais e mais de 80 mil trabalhadores baianos para exigir a saída do presidente Michel Temer e clamar por eleições diretas no país.

Em São Paulo, o ato aconteceu no dia 4 de junho. Mais de 100 mil pessoas ocuparam o Largo da Batata em um grande ato organizado por artistas, produtores culturais e grupos de carnaval, exigindo eleições Diretas Já e Fora Temer. Participaram vários nomes da música brasileira, como Tulipa Ruiz, Rael, Maria Gadú, Otto, Edgard Scandurra, Pitty, Paulo Miklos, Criolo, Emicida, Mano Brown, Chico Cézar e outros. Entre uma canção e outra, os artistas falaram da importância de eleições diretas como única saída para superar a crise política de maneira democrática.

No Rio de Janeiro, um grande show, no dia 28 de maio, reuniu intelectuais, artistas, parlamentares, lideranças sindicais e milhares de pessoas.  Dentre os artistas que participaram do ato estavam Caetano Veloso, Mano Brown, Milton Nascimento, Mart’nália, Teresa Cristina, Cordão da Bola Preta, Criolo, Otto, Mano Brown, Maria Gadú, BNegão dentre outros.

[AO VIVO] Direto de Belo Horizonte, grande ato pelas "Diretas Já", com a participação dos delegados e delegadas ao 55 Congresso da UNE e muitos artistas populares.

Publicado por Fundação Perseu Abramo em Sexta, 16 de junho de 2017

Da Redação da Agência PT de Notícias