Mais Médicos chega a um quarto da população brasileira

Quinto ciclo atende 49 milhões de pessoas e cumpre 100% da demanda em regiões vulneráveis

Quase um ano após o seu lançamento, o Programa Mais Médicos, do governo federal, superou todas as expectativas. A iniciativa, que está em seu quinto ciclo, alcança cerca de 49 milhões de pessoas em todo o País, cerca de um quarto da população.  Hoje, por volta de 14 mil médicos participam do programa, entre cubanos, brasileiros e intercambistas. Os profissionais atendem moradores de mais de quatro mil municípios.

De acordo com o Ministério da Saúde, essa é a última etapa do programa estabelecida para 2014. A meta de levar atenção básica em saúde a 100% das regiões mais vulneráveis do País foi atingida. Com isso, um em cada quatro brasileiros conta com atendimento em saúde próximo à sua residência.

Além de levar assistência médica a quem mais precisa, o programa também investe na ampliação da formação em Medicina. Segundo o MS, até 2018 serão criadas 11,4 mil novas vagas de graduação na área e mais 12 mil novas vagas de residência médica.

Melhorias na infraestrutura de hospitais e Unidades Básicas de Saúde também são metas do programa. Por meio da iniciativa, serão investidos R$ 5,5 bilhões na construção, reforma e ampliação de 27 mil UBS espalhadas pelo Brasil.

Lançado em julho de 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, o programa Mais Médicos busca melhorar o atendimento oferecido a usuários do Sistema Único de Saúde , o SUS.

 

Por Victoria Almeida, da Agência PT de Notícias

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast