Manifestações apontam urgência do impeachment de Bolsonaro
Carreatas, atos e até protestos em bicicletas foram realizados em capitais e cidades do interior para mostrar a insatisfação do povo brasileiro com o governo genocida de Jair Bolsonaro. “Fora, Bolsonaro” foi o grito mais ouvido nas ruas, confirmando a queda de popularidade do atual presidente e a urgência do Congresso Nacional pautar o pedido de impeachment
Publicado em
Os brasileiros foram às ruas neste final de semana, ocupando as principais avenidas das cidades do país em protesto contra Bolsonaro e seu governo de morte, fome e desemprego. Em balanço preliminar da CUT, foram realizadas carreatas em 87 cidades, incluindo 24 capitais e o Distrito Federal, número que se transformou em centenas até o final do dia, em defesa das vacinas, do auxílio emergencial, empregos e impeachment. Em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife mais de mil carros participaram da carreata.
A manifestação em forma de carreata se deve à orientação dos organizadores, em respeito às regras de proteção sanitária. O protesto foi convocado pelos partidos de oposição, pelas frentes Brasil Sem Medo e Brasil Popular, CUT e demais centrais sindicais e entidades do movimento popular. Em algumas cidades, as carreatas foram acompanhadas por mobilizações de bicicletas e outros eventos simbólicos.
O pedido de impeachment de Bolsonaro marcou as manifestações em todas as capitais e cidades, expressando o crescente descontentamento da população com o atual presidente. “Pelas buzinas, faixas e cartazes, nos carros de som, a mensagem foi de que somente sem Bolsonaro no comando do Brasil, o país poderá sobreviver aos próximos tempos”, registrou o site da CUT.
“Fora, Bolsonaro” foi o grito mais ouvido nas ruas, confirmando a queda de popularidade do atual presidente e a urgência do Congresso Nacional pautar o pedido de impeachment. O Partido dos Trabalhadores é autor de quatro dos 62 pedidos junto à Câmara dos Deputados. Além da luta nas ruas, o PT defende a imediata abertura do impeachment de Bolsonaro pela Câmara dos Deputados.
A reação popular confirmou pesquisa do Datafolha divulgada na na sexta-feira (22) apontando a queda de popularidades de Bolsonaro. De acordo com a pesquisa, a minoria que considerava o governo bom ou ótimo está ainda menor. Caiu de 37% para 31%. A queda é a maior desde o início do governo de Bolsonaro.
Carreata na cidade de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul por #ForaBolsonaro! pic.twitter.com/Yh1BB1nhB6
— CUT Brasil (@CUT_Brasil) January 23, 2021
Carreata #ForaBolsonaro em São Paulo pic.twitter.com/INfZTJmVqA
— Jilmar Tatto (@jilmartatto) January 23, 2021
Quilômetros de impeachment Brasil à fora. Em BH o movimento é monstro!
Quem não pode ir , bate panela !#ForaBolsonaro pic.twitter.com/XHNAVH4dSu— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) January 23, 2021
É #ForaBolsonaro para que o genocídio acabe. Não podemos mais ter alguém que faça tudo contra o povo. O país está devastado por culpa deste genocida. pic.twitter.com/TJraCEdmQP
— Benedita da Silva (@dasilvabenedita) January 23, 2021
No Recife, centenas de carros já estão concentrados para a carreata #ForaBolsonaro Mas pode ainda chegar que dá tempo. Vídeo: Denilson Cadete pic.twitter.com/IpoemqEkRY
— Humberto Costa (@senadorhumberto) January 23, 2021
As ruas de Porto Alegre estão tomadas pela carreata em defesa da vida, da vacina, da continuidade do Auxílio Emergencial e do #ForaBolsonaro. O Brasil diz basta ao projeto genocida!
Fotos Raquel Wunsch pic.twitter.com/cUoUGL58Za— Maria do Rosário (@mariadorosario) January 23, 2021
BUZINAÇO TOMOU CONTA DE BELÉM https://t.co/14D8wLtVEi
— Paulo Rocha (@senadorpaulor) January 23, 2021