Manifesto de repúdio: “Queremos inclusão e respeito”

Setorial Nacional das Pessoas com Deficiência do PT repudia declaração preconceituosa do ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre “alunos com deficiência perturbarem outros alunos em sala de aula”

As declarações preconceituosas do ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre “alunos com deficiência incomodarem outros alunos em sala de aula” e que há crianças com “um grau de deficiência que é impossível a convivência”, realizada nesta quinta-feira, 9, fere os direitos da pessoa com deficiência. A fala do ministro do desgoverno de Bolsonaro foi dada durante uma visita ao Recife. Em manifesto, o setorial Nacional das Pessoas com Deficiência do PT repudia a atitude de Ribeiro.

Confira, abaixo, o manifesto.

O  setorial Nacional das Pessoas com Deficiência do Partido dos Trabalhadores –  PT vem por meio deste informar que repudia a declaração preconceituosa e desastrosa feita pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, de que “alunos com deficiência perturbam os outros alunos em salas de aula” e que essa afirmação fere drasticamente a Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e a nossa Lei Brasileira de Inclusão (LBI)/Estatuto da Pessoa com Deficiência.

O senhor ministro, acredita que Pessoas com Deficiência são pessoas “anormais” e parece pensar como os espartanos que por volta 480 a.C., amaldiçoava e exterminava suas crianças recém-nascidas com algum tipo de deficiência por não estarem dentro do padrão físico dito “normal”.

Nós, Pessoas com Deficiência temos dignidade e somos capazes, temos direitos e garantias na sociedade e suas declarações caracterizam uma forma de CAPACITISMO, ou seja, discriminação contra pessoas com deficiência.

O Partido dos Trabalhadores – PT tem um longo histórico de combate ao preconceito, à violência e ao ódio contra todas as pessoas e tendo à frente o Setorial Nacional de Pessoas com Deficiência, tem atuado cotidianamente em defesa dos direitos deste amplo setor da sociedade brasileira, que reúne cerca de 45 milhões de pessoas e representa quase um quarto da população do país.

Neste sentido, o setorial Nacional das Pessoas com Deficiência do PT, repudia de forma veemente às declarações proferidas pelo Ministro da Educação e solicita que sejam tomadas providências cabíveis, de forma a deixar claro que o Partido dos Trabalhadores jamais compactuará com narrativas de ódio e preconceito contra as pessoas com deficiência, reiterando o seu compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito, na medida em que serve, exatamente, para coibir os arbítrios e abusos praticados por uma autoridade que deveria resguardar os direitos e a dignidade de todas as pessoas.

NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS!!!

Rubinho Linhares

Coordenador Nacional do Setorial das Pessoas com Deficiência do PT