Mapa da Violência: em 2017, mulheres foram 89% das vítimas de estupro

Neste ano, foram registrados 26.835 estupros no Brasil, uma média de 73 casos por dia; levantamento mostra também que maioria das mulheres assassinadas eram negras

Foto: Graça Paes

Manifestação pelo fim da violência contra as mulheres

Os índices de agressão contra a mulher crescem ano após ano desde que as políticas para o combate a esse tipo de violência, implantadas pelos governos do PT, começaram a sofrer desmontes. Só no ano de 2017 foram registrados 26.835 estupros no Brasil, um equivalente a 73 ocorrências por dia, e em 89% dos casos as vítimas eram mulheres. Elas também foram 67% dos 209.580 registros de agressão física, segundo o Mapa da Violência de Gênero divulgado nesta segunda-feira (15).

O levantamento mostra que, em 2016, 12 mulheres foram assassinadas por dia no país, e a maioria dos casos foi de mulheres negras (64%). Os dados também indicam que a maior parte das mulheres foi morta em casa (30%).

O Paraná foi o estado com maior índice de assassinato de mulheres. A taxa nacional foi de 64 assassinatos de mulheres negras por 100 mil e 63 assassinatos de não negras.

Violência contra a população LGBTI

O Brasil ainda carrega um ranking cruel: é o país que mais mata pessoas transgêneros no mundo. Entre os anos de 2014 e 2017, foram registrados 12.112 casos de violência contra pessoas trans, e 257.764 contra pessoas gays, lésbicas e bissexuais.

Em 2017, no que se trata de violência contra pessoas LGBTs, a física correspondeu a 76% dos casos. Em média, 214 casos por dia de agressão contra lésbicas, gays e bissexuais.

Mapa da Violência de Gênero

O Mapa foi construído utilizando dados das duas maiores bases oficiais sobre violência do país: o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/DATASUS) e o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). O levantamento foi realizado pela Gênero e Número e apoiado pela Alianza Lationamericana para la Tecnología Cívica (ALTEC).

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast