Maranhão recebe segundo seminário do Projeto Brasil Afroempreendedor

Uma iniciativa do Instituto Adolpho Bauer, em conjunto com o CEABRA/SP, Associação Nacional dos Coletivos de Afroempreendedores, com o apoio do SEBRAE

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, o Maranhão recebe o segundo Seminário Estadual do Projeto Brasil Afroempreendedor. Outros 10 seminários, em 10 estados, acontecerão até maio deste ano. A atividade acontecerá na capital, São Luís, na Fundação da Memória Republicana do Brasil (Convento das Mercês, Rua da Palma, 502 – Centro – São Luís/MA). A cada edição, a intenção é que pelo menos 100 afroempreendedores participem dos seminários. A meta é que ao final do projeto 500 dos 1200 participantes dos 12 seminários estaduais constituam experiências-modelo para o afroempreendedorismo.

As inscrições, feitas através do site www.institutoiab.org.br, são encerradas após o preenchimento das vagas. Os 100 primeiros inscritos serão selecionados, observada a seguinte proporcionalidade: 70 vagas para empresas ou empresários estabelecidos na capital do Estado em questão; 25 vagas destinadas a empresas ou empreendimentos estabelecidos no interior do Estado; 5 vagas direcionadas a membros de Comunidades Tradicionais Quilombolas. Além disso, será respeitado o critério de gênero e 30% das vagas terão que obrigatoriamente ser destinadas a mulheres negras.

Seminário de São Paulo

O primeiro seminário do projeto Brasil Afroempreendedor foi realizado em São Paulo, na semana passada, considerado uma grande atividade formativa pelos 58 participantes (205 se inscreveram no total, 100 confirmaram participação). Nos debates, ficou evidente a diversidade das experiências e os desafios para o projeto Brasil Afroempreendedor, a partir da compreensão do fato de que os empreendedores que representavam os vários setores produtivos, cadeias e segmentos onde atuam precisam ser bem compreendidos parceiros do projeto.

Durante os relatos dos afroempreendedores, foi constatado que a maioria dos presentes obteve suas fontes de financiamento a partir de rescisões contratuais, adesão a planos de demissões incentivadas no serviço público, principalmente, ou privado, com algumas situações de planejamento financeiro pessoal para adquirir o negócio e uma situação de financiamento via fomento para uma empresa de inovação tecnológica. Os principais setores onde os afroempreendedores de São Paulo estão inseridos são os da moda (costura, desfiles, etc.), artesanato, artes, customização, serviços de vendas, pesquisas de mercados e cenários políticos-eleitorais, cosméticos (com destaque para os cabelos crespos), projetos culturais (na área da economia criativa), comunicação (sites, blogs, etc.) e turismo.

No encerramento do seminário, definiram-se os seguintes encaminhamentos: o envio da “Carta-compromisso” a ser assinada por todos(as) para a continuidade no projeto; acompanhamento permanente do consultor estadual e dos parceiros dos empreendedores inscritos; envio de informações para fortalecer a Rede Estadual e Nacional dos Afroempreendedores; criação de espaços nas redes sociais para divulgar a ações do projeto e iniciativas dos empreendedores nos estados.

Projeto Brasil Afroempreendedor

O projeto Brasil Afroempreendedor é uma das iniciativas mais ousadas e abrangentes já realizadas no país para inclusão das populações afro-brasileiras. Até 2015, em 12 estados brasileiros, serão realizadas ações de capacitação e formação de microempreendedores individuais, micro e pequenos empresários afro-brasileiros e de representantes de comunidades negras remanescentes de quilombo. O projeto é de iniciativa do Instituto Adolpho Bauer (IAB), de Curitiba (PR), em conjunto com o Coletivo de Empresários e Empreendedores Negros de São Paulo (CEABRA/SP) e a Associação Nacional dos Coletivos de Afroempreendedores (ANCEABRA), com o apoio do SEBRAE Nacional.

As ações alcançarão 1.200 empreendedores, que serão reunidos em seminários nos estados de São Paulo, Maranhão, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Amapá, Goiás. Os empreendedores receberão capacitação durante um ano e passarão a integrar uma Rede Nacional de Micro e Pequenos Empresários e Empreendedores Individuais Afro-Brasileiros, focada na troca de experiências, no intercâmbio e no desenvolvimento de negócios solidários para o fortalecimento econômico deste segmento. Os empreendedores selecionados terão acompanhamento específico do SEBRAE Nacional e da equipe do projeto, com ações de formação e de capacitação e recursos.

Ao fornecer as bases para a construção de uma Política Nacional de Fortalecimento do Empreendedorismo Afro-Brasileiro, o projeto Brasil Afroempreendedor pretende contribuir de forma definitiva para ampliar a inclusão das populações afro-brasileiras no processo de desenvolvimento por que passa o país.

Cronograma dos Seminários Estaduais

SÃO PAULO: 13 e 14 de fevereiro de 2014
MARANHÃO: 20 e 21 de fevereiro de 2014
SANTA CATARINA: 13 e 14 de março de 2014
RIO GRANDE SUL: 20 e 21 de março de 2014
RIO DE JANEIRO: 27 e 28 de março de 2014
MINAS GERAIS: 3 e 4 de abril de 2014
BAHIA: 10 e 11 de abril de 2014
PERNAMBUCO: 15 e 16 de abril de 2014
PARAÍBA: 24 e 25 de abril de 2014
PARANÁ: 8 e 9 de maio de 2014
AMAPÁ: 15 e 16 de maio de 2014

INFORMAÇÕES: www.institutoiab.org.br

João Carlos Nogueira: Sociólogo e Coordenador Executivo do Projeto Brasil Afroempreendedor
(48) 9617-8913

Francisco Rodrigues da Silva Sobrinho: Presidente do Instituto Adolpho Bauer (IAB)
(41) 8444-0144
E-mail: [email protected]

Adilton de Paula: Coordenador Institucional do Projeto Brasil Afroempreendedor
(41) 9812-8733
E-mail: [email protected]

Luiz Antonio de Almeida: Diretor Administrativo e Financeiro do IAB
(41) 3029-0215
E-mail: [email protected]

João Carlos Martins: Presidente do CEABRA-SP
(11) 3333-1066 E-mail: [email protected])
(11) 97516-6719 (Cida) E-mail: [email protected]

João Bosco Borba: Presidente da ANCEABRA
(61) 9201-2482 / 8231-7042
E-mail: [email protected]

 

 

PT Cast