Marcelo Maia Carvalho Júnior: A saída é pelas bases e pela juventude

Tribuna de Debates do PT

Os novos rumos da esquerda no pequeno recorte do planeta que chamamos de Brasil, após a redemocratização do país, fomos marcados pelo capitalismo visceral que marcou a década de 90 e inicio dos anos 2000, até que a esquerda assume o poder executivo do mais alto escalão, o cargo de presidente da republica que perdurou 13 anos até culminar no golpe institucional que sofremos.

Tivemos mais uma vez o gosto de sofrer um golpe de estado que muito embora o de 64 foi liderado e governado pelos militares e apoiado pelos partidos extremamente conservadores e como não falar de uma mídia que assola manipulando a maioria da população sofrida deste país, passamos por avanços em varias esferas, mas, acomodados nos anos de bonança que vivíamos,de forma solidaria temos uma divida moral para com povo brasileiro de trazer novamente os rumores de esperança visando a justiça social que é tão sonhada.

A direita se fez utilizar de nossos meios de fazer mobilização e levar o debate para o seio da sociedade, tendo o apoio da grande mídia tudo se tornou muito mais fácil causar a comoção social negativa, usando os menos esclarecidos como massa de manobra, causando danos terríveis e imensuráveis para o campo de esquerda e para o partido dos trabalhadores, o discurso do anti-partidarismo vem crescendo até em coletivos de esquerda, o crescente conservadorismo impulsiona figuras notavelmente danosas as nossas defesas de causa, os interesses de empresários e bancários nas nossas riquezas naturais e mão de obra de trabalho é exemplo do quanto a nossa sociedade está necessitando de um plano de nação que venha trazer mais qualidade de vida e desenvolvimento.

Partidos de direita utilizando de métodos esquerdistas para chegar a ascensão do governo seja qual for a esfera, é o reflexo de um inimigo mais esclarecido, eles podem ter o capital ao seu lado mas temos o conhecimento e o sonho de viver em uma sociedade mais justa, isto que nos leva a lutar todos os dias em defesa daquilo que acreditamos, precisamos retornar as bases, impulsionar a reativação dos centros comunitários, a conscientização política da juventude e fazer com que sejam representados por grêmios estudantis e centros acadêmicos, valorizar os movimentos sociais os quais foram a base da esquerda desde o principio do movimento esquerdista, disputar e conscientizar a importância dos sindicatos, associações  e cooperativas.

A disputa pela institucionalidade se mostrou de suma importância, depois da queda da Presidenta Dilma, mostrou a fragilidade das instituições representativas que temos no presente sistema político e partidário, existe a necessidade de RENOVO dos QUADROS e que seja exaurida a dicotomia que há entre a militância do partido e sua representatividade nas mais diversas esferas, a valorização dos nossos quadros jovens, oriundos de movimentos sociais e dos sindicatos para que haja a RENOVAÇÃO.

Os partidos de direita entenderam essa forma de fazer política e de renovo de seus quadros. A nível nacional vemos militantes do MBL assumir a vereança e fora os outros quadros jovens que defendem a ideologia neoliberal a Brasil afora que conseguiram chegar aos quadros de vereador ou prefeito.

Portanto, precisamos retornar as nossas bases, fazer com que de fato a Juventude tome o papel de protagonista neste processo decisivo de nossas vidas, resistir a luta que está sendo travada em varias esferas e resistir com a esperança dos que um dia sonharam em derrubar um governo ditatorial que vivíamos nos anos de escuridão do país que posteriormente conseguiu, sendo inspirados com um horizonte democrático e tão sonhado, assim devemos ser, combativos, lutar e resistir que construiremos uma sociedade por cima dos escombros desta sociedade corrompida pelo capital. Lutar e Resistir!

Por Marcelo Maia Carvalho Júnior, 21 anos, filiado ao Partido dos Trabalhadores e membro da tendência Articulação Unidade na Luta, para a Tribuna de Debates do 6º Congresso. Saiba como participar.

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores