Marcha Lula Livre: A Coluna Tereza de Benguela já está chegando

Grupo com cerca de 1500 pessoas saiu de Engenho de Lajes neste sábado (11) rumo à Brasília onde vai se juntar às outras colunas no dia 15 de agosto

MST

A coluna Tereza de Benguela fechou a marcha desta segunda-feira (13) na EPIA (Estrada Parque Indústria e Abastecimento Sul), ao lado da rodoviária interestadual depois de uma caminhada de 14 quilômetros que começou às 6h30 na cidade satélite de Taguatinga.

Ao cair da tarde, o grupo já pendurava as redes, tomava banho e preparava o jantar no terceiro e penúltimo dia da Marcha Nacional Lula Livre.

“Eu acredito que é a primeira vez na história do Brasil que tem uma mobilização tão grande para o registro de uma candidatura. Não me lembro na HIstória, nem nos estudos e nem na vida que um fenômeno desse tenha acontecido”, afirma Mayrá Lima, do setor de comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A estudante de Direito da Universidade de Brasília (UnB) Adda Luisa, de 19 anos, é uma das 1500 pessoas que se prepara para o último dia de caminhada. “A gente compreende que as marchas são muito importantes para a nossa História. A gente já teve marcha em 1997 e em 2005 e a partir delas renovamos a luta e conquistamos muitas coisas”, afirmou.

A graduanda do Ceará, que faz parte também do Levante Popular da Juventude, conclui. “A Marcha Lula Livre é um manifestação prioritariamente pela democracia que vai desde a liberdade do nosso presidente, que a gente sabe que é vítima de um estado de exceção.”

Marcha Nacional Lula Livre rumo à Brasília

Geraldo Gasparian, de 52 anos, é assentado do Rio Grande do Sul desde 2000. Ele defende a pressão popular e o apoio ao presidente. “O Lula tem apoio incondicional de 40% do eleitorado brasileiro, mas é um eleitorado que não se mobiliza, não se organiza. Se apenas 10% dos 40 milhões que o apoiam estivessem na rua, teríamos 4 milhões de pessoas e mudaria a situação.”

A coluna Tereza de Benguela, que partiu do Engenho das Lajes, se encontra no fim da manhã desta terça-feira (14) com as colunas Prestes e Ligas Camponesas, que iniciaram a jornada no Estado de Goiás, no centro de Brasília em apoio ao registro da candidatura do presidente Lula. A caminhada, batizada de Marcha Nacional Lula Livre, vai percorrer cerca de 150 quilômetros.

Amanhã, logo ao amanhecer, a coluna Tereza de Benguela levanta acampamento para os últimos 12 quilômetros de caminhada rumo ao centro de Brasília sem esmorecer.

Da Redação da Agência PT de Notícias