Margarida Salomão faz história e vira a primeira prefeita do PT em Juiz de Fora

A cidade mineira será governada pela primeira vez por uma mulher. Educadora e deputada federal, ela agora pretende iniciar imediatamente o processo de transição e anunciar o gabinete já na próxima semana. No secretariado, adotará composição paritária de gêneros e etnias. “Eu sei a enormidade da esperança que está sobre nós, e com este sentimento de gratidão e de humildade, temos uma disposição enorme de fazer com que a nossa gestão corresponda ao sonho das pessoas”, afirma

Agência PT

A deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) confirmou o favoritismo e será a primeira mulher prefeita na história de Juiz de Fora. É também a primeira vez que o Partido dos Trabalhadores vai governar a quarta cidade mais populosa de Minas Gerais. Margarida recebeu 144.529 votos (54,9% dos votos válidos), contra 118.349 votos (45,02%) do adversário, Wilson Rezatto (PSB).

“Florescemos e vencemos. Obrigada, Juiz de Fora! Obrigada pelo carinho, obrigada pela confiança, obrigada pelo encontro. Nosso compromisso é fazer a melhor gestão de toda a história de Juiz de Fora! Viva!”, escreveu a nova prefeita no Twitter, assim que a apuração foi concluída.

Em coletiva à imprensa logo após a confirmação do resultado, Margarida agradeceu à população pelos votos. “Eu tenho uma gratidão imensa a essa cidade, que teve a coragem de fazer essa ruptura, de eleger pela primeira vez em sua história uma mulher para prefeita e dar também essa oportunidade ao Partido dos Trabalhadores, que sempre foi muito bem votado em Juiz de Fora nas eleições nacionais, mas nunca tinha tido a oportunidade de governar a cidade”, comentou.

Margarida lembrou momentos de campanha, quando sentiu que sua proposta obtinha receptividade dos conterrâneos. “Foi um processo bonito, empolgante, andei pela cidade inteira ouvindo a população e ampliando os nossos apoios, inclusive fora do nosso partido, junto às pessoas que entenderam a nossa mensagem focada no direito das pessoas à cidade”, descreveu. “Eu sei a enormidade da esperança que está sobre nós, e com este sentimento de gratidão e de humildade, temos uma disposição enorme de fazer com que a nossa gestão corresponda ao sonho das pessoas”, afirmou Margarida.

Foco nas pessoas

Em seu discurso, ela repetiu o que dizia durante a campanha: o objetivo de sua gestão será promover um desenvolvimento de Juiz de Fora que tenha como foco o direito das pessoas à cidade. “Em todos os níveis: na saúde, no transporte, na educação, na creche. Trata-se do direito à cidade, que nós hoje com a delegação do povo, vamos fazer valer”.

Margarida Salomão durante atividade de campanha em Juiz de Fora

Margarida Salomão destacou que foi eleita para governar para todos os juiz-foranos e não apenas para os que votaram nela. “Nós vamos conversar com todo mundo. Nós temos um canal aberto com todas as pessoas, com todos os agentes políticos, inclusive com o Wilson [Rezatto], que acaba de participar do segundo turno pelo PSB, que nos antagonizou nesse momento. Nós vamos conversar com todo mundo porque o bem de Juiz de Fora está acima de qualquer disputa menor”, declarou.

A prefeita eleita anunciou também que a Comissão de Transição será paritária, com três homens e três mulheres, e que o futuro secretariado também obedecerá essa lógica, inclusive garantindo a representação negra no futuro governo. “Eu vou falar com o prefeito Almas, que já teve a gentileza de se manifestar, para estabelecermos a partir de amanhã a transição”, revelou.

Ela espera anunciar a equipe de secretários já na próxima semana, nos termos prometidos. “Um secretariado paritário, metade mulheres e metade homens, e com a representação de homens e mulheres negras para que a gente tenha um governo que represente a população de Juiz de Fora”, garantiu a petista.

Por fim, ela disse ainda que, a partir dos dados apresentados pela atual gestão da prefeitura, irá identificar as prioridades e começar a agir para cumprir a promessa de que fará um governo com mais participação popular, com o planejamento sendo feito em conjunto com cada região da cidade.

Orgulho na bancada federal

Mineira de Juiz de Fora, Margarida Salomão foi secretária municipal de Administração e de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora entre 1983 e 1988. Também foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por dois mandatos, de 1998 a 2006, e dirigente nacional da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andes).

Esta foi a quarta vez que Margarida se candidatou à Prefeitura de Juiz de Fora e a primeira disputa municipal que venceu. Ela concorreu ao cargo em todas as eleições municipais desde 2008. Atualmente, cumpre o terceiro mandato consecutivo como deputada federal pelo PT de Minas Gerais. Em 2010, quando tentou a Câmara dos Deputados pelo primeiro pleito, alcançou a maior votação na cidade. Margarida Salomão é filiada ao PT desde 2002.

Depois de concluída a apuração, a maioria dos parlamentares usou as redes sociais para parabenizar a deputada pela vitória. A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), lembrou que pela primeira vez Juiz de Fora será governada por uma mulher. “Margarida Salomão foi eleita prefeita para conduzir a cidade que é uma referência do trabalhismo brasileiro. Parabéns, companheira!”, escreveu no perfil do Twitter.

O deputado Odair Cunha (PT-MG) destacou qualidades de Margarida. “Uma mulher séria, dedicada, honesta e muito trabalhadora, um orgulho para o nosso partido e para o nosso estado de Minas Gerais”. E o deputado Rogerio Correia (PT-MG) citou a combatividade da deputada. “Merecidíssimo! Parabéns, Margarida, agora é fazer o que você sabe bem e melhorar a vida do povo da cidade”, desejou.

Da Redação, com PT na Câmara