MEC amplia prazo de inscrições para o Prouni até esta sexta-feira, 2

Governo Lula oferece mais de 400 mil bolsas, divididas em integrais e parciais

Divulgação/ MEC

Governo Lula amplia prazo de inscrições para o Prouni até esta sexta-feira, 2. Foto: Divulgação/MEC

Com 406.428 bolsas, o governo Lula ampliou o prazo de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) até esta sexta-feira, 2 de fevereiro. 

Nesta edição, o Ministério da Educação oferece aos estudantes do país 308.977 bolsas integrais (100%) e 97.451 bolsas parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes. Até o momento, o Prouni 2024 supera 1,1 milhão de inscrições.

Como se inscrever

Para se inscrever, o participante precisa ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Caso já o tenha, basta realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições no Prouni são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet. 

Resultados

De acordo com o MEC, o processo seletivo do primeiro semestre do Prouni 2024 será constituído por duas chamadas sucessivas. 

Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada).  

Leia mais: Lula: “Investir em Educação é salvar uma cidade, um estado e um país”

Sobre o Prouni

O Prouni foi criado no governo Lula, em 2004. O projeto foi concebido pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad, e permitiu que o tão sonhado diploma universitário deixasse de ser privilégio dos poucos que tinham condições de estudar em boas escolas e pagar cursinhos pré-universitários.

Desde então, o programa destina bolsas integrais ou parciais em faculdades privadas de todo o país a alunos de baixa renda. 

As vagas são oferecidas em contrapartida à isenção tributária das instituições privadas de ensino superior. Os candidatos são selecionados com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Prouni tem duas edições por ano, com oferta de bolsas para ingresso no primeiro e no segundo semestres. O Programa foi criado em 2004, pela Lei n. 11.096/2005.

SAIBA MAIS: Passo a passo para inscrição no Prouni 

Da Redação, com informações do MEC

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast