MEC se dispõe a mediar diálogo entre professores e governo do PR

Ministro da Educação informou que se colocou à disposição após massacre promovido pela PM contra docentes, na última quarta-feira (29)

Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, anuncia balanço do primeiro semestre de 2015 do FIES (Wilson Dias/Agência Brasil)

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse, na segunda-feira (4), ter se colocado à disposição para auxiliar no diálogo entre professores estaduais e o governo Paraná. Na última quarta-feira (29), a Polícia Militar do estado governado por Beto Richa (PSDB) promoveu um massacre contra os docentes, que estão em greve desde o dia 27 de abril, no Centro Cívico de Curitiba.

A o todo, mais de 200 pessoas ficaram feridas, sendo 15 em estado grave, segundo informações da Prefeitura. A atuação desastrosa da polícia do Paraná aconteceu enquanto os servidores protestavam contra a votação do projeto de lei 252/2015, de Beto Richa. O texto, aprovado em meio ao massacre, autoriza o governo estadual a mexer no fundo de previdência dos servidores públicos do estado, a ParanáPrevidência.

“Nós nos dispusemos, caso seja do interesse das partes, no estado do Paraná, a mediar a relação entre o governo do estado e os professores, sobretudo depois dos eventos trágicos de quarta-feira passada, com grande número de professores feridos, em função da repressão”, explicou o ministro à imprensa.

De acordo com o Ministério da Educação, o secretário de Educação Básica, Manuel Palacios, entrou em contato com o secretário de Educação do Paraná, Fernando Xavier.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

PT Cast