Menos famílias endividadas em janeiro

Percentual de famílias com dívidas é o menor desde 2012

Foto: Marcos Santos/USP imagens

O percentual de famílias endividadas em janeiro caiu 1,8% em relação a dezembro, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com o levantamento, 57,5% das famílias afirmaram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros em janeiro. Em comparação ao mesmo período de 2013, houve queda de 5,9%.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) e foram divulgados na quinta-feira (29).

Segundo a pesquisa, o índice de famílias com dívidas ou contas em atraso diminuiu de 18,5%, em dezembro, para 17,8%, em janeiro. Em relação a janeiro de 2014, quando a taxa de famílias inadimplentes foi de 19,5%, a diferença é de 1,7%.

As famílias que se declararam sem condições de saldar as dívidas avançou de 5,8%, em dezembro, para 6,4%, em janeiro. No entanto, esse índice ainda foi 0,1% menor se comparado a janeiro de 2014.

De acordo com a economista da CNC, Mariane Hanson, o percentual de famílias com dívidas em janeiro de 2015, é o menor desde junho de 2012.

Ainda segundo a economista, no último trimestre de 2014 observou-se um consumidor mais cauteloso com as taxas de juros e que usou o 13º para saldar dívidas, reduzindo os indicadores de inadimplência.

“O endividamento em modalidades de risco mais baixo e prazos mais longos manteve a inadimplência em patamares baixos”, explicou Mariane.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da CNC

PT Cast