Miami Herald: Dilma tem as mãos limpas de corrupção

Jornal norte-americano destaca em seu editorial que a presidenta Dilma é uma das poucas lideranças políticas no Brasil que não é acusada de corrupção

Presidenta Dilma Rousseff durante coletiva de imprensa. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Em editorial publicado no último sábado (23), o jornal norte-americano ‘Miami Herald’ destacou que a presidenta Dilma Rousseff é uma das poucas lideranças políticas no Brasil que não é acusada de corrupção.

“Mas entre os acusados está Eduardo Cunha, a cabeça do Legislativo brasileiro, o homem liderando o processo de impeachment. Ele tem sido investigado por lavar dinheiro e aceitar suborno. Muitos dos acusados, como ele, estão entre os parlamentares que decidirão o destino da presidente”, escreveu.

Miami é considerada uma das regiões dos Estados Unidos com menos simpatia à esquerda, e isso reflete nos seus veículos de comunicação. Mesmo assim, o Miami Herald denunciou o impeachment como um instrumento político, que não deveria ser usado da forma como está sendo usado no Brasil.

miami-herald

O editorial lembrou, ainda, que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) é uma figura política pouco querida e que “depoimentos ligam seu nome e aliados próximos a escândalos de corrupção na Petrobras”.

Segundo o jornal norte-americano, o “exército de políticos sujos do Brasil” acusa Dilma para oferecer “uma distração fortuita de seus próprios crimes”.

“Ele fornece um bode expiatório para matar a sede do público por justiça, fazendo um figurão [no caso, Dilma] assumir a culpa pelos problemas do País e deslocar o foco para longe de políticos corruptos”, complementou, destacando que Dilma tem as mãos “limpas de corrupção”.

E alerta: “Não há vencedores aqui. A única maneira do Brasil sair mais forte é o de continuar a contar com as instituições democráticas para julgar o crime e remover os legisladores corruptos do poder”.

Desde o início do processo de impeachment de Dilma, outros diversos veículos internacionais denunciaram o golpe em curso no Brasil e manifestaram preocupação com a condução do caso por Eduardo Cunha (PMDB).

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast