Mídias: Jornalistas analisam ações da militância em curso para petistas em Portugal

A premiada jornalista Laura Capriglione, fundadora e membro do Jornalistas Livres, e a jornalista e linguista Letícia Sallorenzo, discutiram os caminhos trilhados pelas militâncias nas redes sociais nos últimos anos.

Na aula de 07 de junho, no último domingo, o curso contou com a participação de Laura Capriglione e de Letícia Sallorenzo.

Laura Capriglione é jornalista e mestre em Sociologia pela USP. Dirigiu o jornal Notícias Populares (SP), o Núcleo de Revistas Femininas da Editora Globo, além de exercer a direção de novos projetos na Editora Abril, responsável pelo lançamento da revista Viva Mais, que lhe rendeu dois Prêmios Abril de Jornalismo: de Melhor Revista e Melhor Diretora de Redação. Trabalhou duas vezes para a Folha de São Paulo: como editora de Educação e Ciências e como repórter especial. Fez parte da equipe fundadora da organização e é membro da rede de mídia Jornalistas Livres.

Letícia Sallorenzo é jornalista pela UFRJ. Com o título de mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília, é doutoranda na mesma área, também nla UnB, com especialização em análise do discurso. Trabalhou na equipe do Muda Mais, site de campanha de Dilma Rousseff à reeleição em 2014. É autora do livro Gramática da Manipulação, publicado pela Quintal Edições.

Durante a primeira parte da palestra, Laura Capriglione teceu um histórico da importância dos meios de comunicação social desde a Revolução Francesa, no século XVIII, passando pela utilização desses meios pelo movimento nazista, no século XX.

Visto a emergência das forças de extrema direita internacional nos últimos anos, segundo a jornalista, a esquerda e o campo democrático devem prestar muita atenção em como utilizar os meios de comunicação. Laura Capriglione afirma que a extrema direita comporta-se como uma “internacional de extrema direita”, pois há um centralismo e uma uniformidade de métodos utilizados por sua militância digital. Além disso, demonstra em sua palestra que a mídia de massa dá suporte à narrativa presente na militância digital da extrema direita principalmente ao fazer um discurso de criminalização dos movimentos sociais e ao não dar espaço e voz à esquerda.

Laura Capriglione expôs como o Facebook e o Whatsapp são veículos de disseminação de fake news principalmente com o emprego de robôs. Por isso, a jornalista reforçou a necessidade da esquerda formar redes de informação e formação para a militância que anseia por informações para poder multiplicar. Finalmente, assinalou a importância da criação de um repositório de informações, se possível criando uma rede própria de mídias, para garantir que as gerações futuras possam compreender as ações da esquerda de hoje.

Leticia Sallorenzo fez uma apresentação denominada Militância em Frames: ou porque a gente tem que entender de narrativa; a pesquisadora centra seu trabalho acadêmico na UnB na teoria dos frames, que têm como fundamento teórico análise de discurso.

A linguista inicia sua aula demonstrando a quebra dos ideais democráticos nas últimas eleições brasileiras e, a partir deste fato, expôs como o processo eleitoral foi dominado pela destruição do equilíbrio entre emoção e razão, base para a elaboração do raciocínio que leva uma pessoa a fazer uma escolha política.

Letícia Sallorenzo aponta que, para a extrema direita, é central alcançar o desequilíbrio entre razão e emoção; assim é o desequilíbrio constante o objetivo de seu trabalho propagandístico desse campo político. No complicado processo de compreender, se apropriar e transformar as narrativas, a teoria dos frames é essencial naquilo que denomina como guerra discursiva. Definindo frame como estruturas mentais que moldam o modo como vemos o mundo, a estudiosa afirma que é possível ao campo progressista quebrar essa prática narrativa da direita, ao desconstruir e focar a ação na busca pelo equilíbrio entre razão e emoção. Letícia Sallorenzo alerta: a guerra que hoje precisamos vencer é a guerra do discurso.

A quarta aula do curso “Para entender a realidade brasileira e pensar o futuro”, ministrada por Laura Capriglione e Letícia Sallorenzo, está acessível no link ao final deste texto, assim como os links  para as aula anteriores do curso. No próximo domingo (14/06), a deputada federal e presidenta do Partido dos trabalhadores, Gleisi Hoffmann, finalizará o curso ao abordar Os desafios para o futuro, às 11h no horário de Brasília, 15h no horário de Lisboa.

As inscrições para o curso ainda estão disponíveis pelo link (inserir link de saída https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdw7Yi7_IVEDsLAVM4u_ZJWunUQQZxivdwnMcQRpe1xB7_q2g/viewform)

Sugestão: inserir vídeo da aula no fim da postagem:

https://www.youtube.com/watch?v=PkvpTwdEwB0 (aula 1)

https://www.youtube.com/watch?v=LOIgXzjqzhU&t=903s (aula 2)

https://www.youtube.com/watch?v=h5rKLW34rIA (aula3)https://www.youtube.com/watch?v=QLf1TD6jXpw&t=27s (aula 4)

Militantes do PT em Portugal