Mineradora responsável por desastre em Minas será multada em R$ 250 mi, diz Dilma

A empresa Samarco Minerado, mineradora controlada pelaVale e pela anglo-australiana BHP Billiton, deverá também arcar com os gastos de reconstrução e ressarcimento ao estado e moradores

Região de Mariana - MG, 06/11/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante sobrevoo das áreas atingidas pelo rompimento das Barragens Fundão e Santarém. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidente Dilma Rousseff afirmou, durante visita a Governador Valadares (MG), nesta quinta-feira (12), que o Ibama irá multar em R$ 250 milhões à Samarco Minerado, mineradora controlada pelaVale e pela anglo-australiana BHP Billiton. A cidade mineira foi atingida pela lama que destruiu parte do município de Mariana (MG) na semana passada e enfrenta problemas de abastecimento de água há três dias.

“A multa é por dano ambiental, poluição de rios, que provocam danos à saúde, comprometimento da bacia hidrográfica, que leva a interrupção do abastecimento de água, interrupção da energia elétrica e dano ao patrimônio público”, afirmou a presidenta.

Dilma Rousseff disse que cobrará as multas das empresas e providência dos presidentes das companhias. A mineradora deve ser responsabilizada ainda pelo atendimento emergencial, pela busca de soluções perenes e pela reconstrução da cidade. Segundo ela, os estados atingidos também podem pedir ressarcimento a mineradora.

O mais urgente, de acordo com a presidenta, é socorrer as vítimas em Mariana que ainda podem estar submersas pela lama e reabastecer de água a cidade de Governador Valadares.

“Estamos estudando a logística para abastecer a cidade. Não é possível encher Governador Valadares de caminhões pipas, por isso estamos pensando em trazer água de trem e abastecer de forma maior o local. Isto também será pago pela Samarco”, afirmou.

Após a entrevista, a presidenta seguiu para Colatino, cidade do Espírito Santo, que tenta se proteger da chegada da enxurrada de lama.

“No Espírito Santo, nós tentaremos antever a possibilidade da chegada da lama e tomar todas as providências cabíveis. Se trabalharmos de forma integrada sairemos dessa situação de crise mais rápido”, ressaltou.

A presidenta afirmou ainda que o objetivo principal do governo é recuperar o Rio Doce e trazer a vida de volta o mais rápido possível para ele. Dilma disse que o governo está permanentemente no local e elogiou a solidariedade que é sempre “marcante no povo brasileiro”, que é sempre muito grande diante das adversidades.

“Nós não vamos deixar que o rio fique marrom da forma que está. Faremos o possível e o impossível para que sejamos capazes de recuperar esse rio. É por conta dele que podemos ocupar essa região. É por conta desse rio que temos riqueza nessa cidade. Recuperá-lo é nosso maior objetivo”, finalizou.

Da Redação da Agência PT de Notícias