“Moro fez política, não justiça”, diz Lula em entrevista à BBC

Ex-presidente comenta a ida de Moro para a política, reafirma sua inocência e faz um alerta: se aconteceu com um ex-presidente, pode ocorrer com qualquer um

A sede internacional da BBC divulgou nesta quinta-feira (6) trechos de uma entrevista exclusiva com o ex-presidente Lula, preso político há mais de 240 dias.

No texto, Lula comenta a ida de Moro para o alto-círculo político de Bolsonaro, reafirma sua inocência e faz um alerta aos brasileiros: se tanta injustiça aconteceu com um ex-presidente, pode ocorrer com qualquer um. “Fui condenado por ser o presidente de maior sucesso da República e o que mais fez pelos pobres.”

Para o ex-presidente, o juiz sabia desde o início que só manobras judiciais impediriam que ele vencesse o pleito. “Moro sabia que, se agisse de acordo com a lei, teria que absolver-me e eu seria eleito presidente”, escreveu. A ida para o governo Bolsonaro apenas formaliza o papel que ele já fazia como juiz. “Ele fez política, e não justiça.  E agora tira vantagem disso”, completou.

As perguntas foram formuladas pelo jornalista Kennedy Alencar e respondidas pelo ex-presidente em textos escritos de próprio punho. Em mais uma arbitrariedade contra Lula, a Justiça brasileira o proibiu de dar entrevistas cara-a-cara.

Lula também comentou o resultado das eleições deste ano, marcadas pelo impedimento de sua candidatura mesmo após parecer favorável da ONU. “Bolsonaro só ganhou porque ele não concorreu contra mim”, diz. Pesquisas mostravam que ele tinha uma vantagem de 20 pontos em relação ao agora presidente eleito.

O material faz parte de um documentário da BBC TV sobre o país, chamado ‘O que aconteceu com o Brasil?’. A estreia está prevista para janeiro ano que vem.

Leia a reportagem na íntegra.

Da Redação Agência PT de Notícias, com informações de BBC

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast