Movimento contra Lula é inaceitável, critica José Guimarães

Em entrevista ao Brasil 247, o líder do governo no Congresso Nacional, deputado José Guimarães (PT-CE), condenou as “manobras ardilosas” contra o ex-presidente

Gisele Federicce, do Brasil 247 – Diante da pouca movimentação petista em defesa do ex-presidente Lula, que se tornou alvo, na semana passada, de uma ação da Procuradoria da República do Distrito Federal por suposto tráfico de influência em favorecimento da Odebrecht, o vice-presidente nacional do PT, José Guimarães (CE), fez, em entrevista ao 247, duras críticas à investigação e a um movimento contra o ex-presidente, que para ele, “tem que ser repugnado em todos os quadrantes da vida pública brasileira”.

“O que tenta se fazer com o Lula é algo que tem que ser repugnado em todos os quadrantes da vida pública brasileira. O Lula marcou a história do Brasil, marca ainda, é defensor intransigente dos interesses do governo brasileiro e dos empresários e trabalhadores brasileiros. Porque o Lula que vai a Portugal e a qualquer canto do mundo e vê que o empresariado brasileiro é competente, eficiente, é o mesmo Lula que defende os trabalhadores nas centrais sindicais. É um brasileiro movido por sentimento de nacionalidade nunca visto antes”, elogiou.

Especificamente sobre o inquérito contra Lula, aberto a pedido do procurador Valtan Timbó, alvo de 245 denúncias por negligência em sua função, o dirigente do PT questionou que outro governante não atua em defesa dos interesses do empresariado de seu país. O deputado lembrou ainda que, quando Lula fazia as viagens pela quais é acusado de tráfico de influência, agia não como presidente – já havia deixado o cargo – mas como cidadão. “Qual é o presidente que não defende o interesse do seu empresariado? A [Angela] Merkel não defende os interesses do empresariado alemão? O [Barack] Obama, dos Estados Unidos?”, perguntou.

Segundo Guimarães, o que Lula tem feito é “repercutir”, País afora, “que o Brasil é seguro para investimentos”. “Portanto isso tem que ser repudiado, isso é inaceitável”, criticou, em referência ao que seria uma “estratégia orquestrada” para tentar tirar o petista da disputa ao Palácio do Planalto em 2018. “Nós temos que denunciar essas manobras ardilosas que querem imputar a ele ‘crimes’, entre aspas, que ele nunca cometeu. O que pedimos é respeito a um homem que mudou a vida dos brasileiros”, acrescentou.

Sem citar a revista Época, que no fim de semana comparou Lula com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o deputado argumentou que “comparar Lula com outras figuras da República é um tapa na cara dos brasileiros”, um “acinte à inteligência do trabalhador”, pois, conforme destacou, “Lula tem história, legado e vida pública honrada”. Ainda sobre 2018, o petista afirmou que se Lula “vai ser candidato ou não, é ele quem vai decidir”, mas que “manchar a história, a vida dele, é algo que não podemos permitir”.

Reação – Na opinião do vice-presidente do PT, “está na hora de os empresários brasileiros”, que “nunca ganharam tanto como na época do governo Lula, tanto o pequeno quanto o grande empresário”, saírem em defesa do ex-presidente. “Eles sabem o que Lula fez por eles, está na hora de se mobilizarem”, ressaltou. Guimarães também disse que “o PT precisa reagir a isso, mobilizar o país inteiro. Para não permitirmos que a história dele seja manchada por essas atitudes que vão na contramão do País”.

Por Gisele Fredericce, do Brasil 247

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast