MP determina investigação sobre massacre no Paraná

Entidade colhe depoimentos, laudos e imagens para investigar excesso na repressão policial à manifestação dos professores

Foto: Fotos Públicas

Curitiba- PR- Brasil-29/04/2015- Portesto de professores em greve, por conta da reforma previdenciária para os servidores públicos da educação do estado. Houve confronto entre policiais e manifestantes. Foto: Orlando Kissner/ Fotos Públicas

O procurador-geral de Justiça do Estado do Paraná, Gilberto Giacoia, determinou, nesta quinta-feira (30), a instauração de procedimento para apurar responsabilidades por eventual excesso na repressão às manifestações de quarta-feira, em Curitiba.

Segundo a decisão do Ministério Público do Paraná (MP-PR),  já havia recomendação ao governo do Estado, à Secretaria de Segurança Pública e ao Comando-Geral da Polícia Militar, no sentido de que a intervenção se limitasse a garantir segurança aos manifestantes, excetuada a contenção de eventuais infrações penais.

Giacoia designou procuradores para colher informações, depoimentos, laudos e documentos, bem como registros de imagens, como vídeos e fotos sobre o ocorrido no Centro Cívico de Curitiba.

Massacre  – Os resultados da ação da PM durante a repressão aos professores e a outros servidores públicos que manifestavam contra o Projeto de Lei 252/15, do governador Beto Richa (PSDB), foram  mais de 200 pessoas feridas e a prisão de 17 policiais militares que se recusaram a participar da violência contra servidores públicos.

Da Redação da Agência PT de Notícias