MST, 40 anos: PT saúda luta dos trabalhadores rurais em defesa da reforma agrária

Ao longo dessas quatro décadas, o MST se consolidou como um dos maiores e mais importantes movimentos populares da América Latina, destaca a legenda, em nota

PT divulga nota em comemoração aos 40 anos de fundação do MST

Nota do Partido dos Trabalhadores pelo 40º Aniversário do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

“A reforma agrária é uma das condições para a democracia no Brasil, porque sem ela não há cidadania plena, não há igualdade de oportunidades, não há equilíbrio ecológico” (Antônio Candido, sociólogo, professor e fundador do PT)

O Partido dos Trabalhadores (PT) saúda o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pelo seu 40º aniversário de luta e resistência em defesa da reforma agrária e de um projeto popular para o Brasil.

O MST nasce em 1984, no contexto da luta pela redemocratização do país, como uma expressão da organização e da conscientização dos trabalhadores rurais sem-terra, que enfrentavam a violência e a exclusão impostas pelo latifúndio.

Ao longo dessas quatro décadas, o MST se consolidou como um dos maiores e mais importantes movimentos populares da América Latina, conquistando a terra para milhares de famílias, produzindo alimentos saudáveis de maneira sustentável, promovendo a educação, a cultura, a saúde e a agroecologia no campo, e participando ativamente das lutas populares e democráticas no Brasil e no mundo.

O PT reconhece a importância e a contribuição do MST para a construção de uma sociedade justa e democrática, na consolidação do processo civilizatório, igualitário e soberano, e reafirma aqui o seu compromisso histórico com a reforma agrária e com a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.

Diante das lutas mais recentes, na resistência ao golpe contra a Presidenta Dilma, à prisão ilegal e injusta do Presidente Lula e contra as políticas neoliberais agravadas no governo Bolsonaro, que violou os direitos, a democracia e a soberania nacional, aumentando a pobreza, a miséria e a exclusão para maioria do nosso povo , o PT e o MST estiveram juntos. E seguem juntos neste novo momento da história para a reconstrução e transformação do país, sempre  fortalecendo a democracia.

Queremos, juntos, avançar as lutas contra a exploração, concentração das riquezas no campo, o latifúndio, que exclui e explora classe trabalhadora no meio rural. Avançar nas políticas governamentais voltadas para consolidar a reforma agrária e na redistribuição das terras com assistência técnica, crédito, educação, saúde, habitação e infraestrutura.

Combatendo as causas da fome, da pobreza, da desigualdade, e do desequilíbrio ecológico em nossa sociedade, seguimos defendendo a reforma agrária e um projeto popular para o Brasil.

Parabéns, MST, pelos seus 40 anos de luta e esperança!

Viva a reforma agrária popular!

Viva o Brasil!

Brasília, 22 de janeiro de 2024

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores