Mudanças nas regras do FGTS ainda têm de ser refletidas no Senado, diz Levy

Ministro defende a necessidade de equilibrar o “desejo de se poder pagar mais e a capacidade do fundo de alcançar os objetivos dos trabalhadores”

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, declarou nesta quarta-feira (19), que a aprovação da correção do índice de remuneração do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pela Câmara dos Deputados é a “primeira etapa do processo”.

Levy lembrou que a matéria ainda será analisada pelo Senado Federal. “Agora, temos um momento de reflexão. Por isso temos um sistema bicameral”, avaliou.

O ministro defendeu a necessidade de “fazer equilíbrio entre o desejo de se poder pagar mais e a capacidade do fundo alcançar os objetivos para os próprios trabalhadores”, disse,  durante a 34ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio de Janeiro.

Setor automotivo – O ministro falou ainda sobre a liberação de créditos para o setor automotivo por meio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

De acordo com Levy, trata-se de um arranjo comercial que faz parte do dia a dia da relação entre bancos e empresas e compromete o ajuste fiscal.

“Apoiamos os fornecedores usando o próprio valor de qualidade de crédito das montadoras. Acho que é um arranjo que não tem maiores riscos e é de interesse comercial para todo mundo”, destacou.

A maior parte das linhas de crédito é destinada ao mercado. O ministro avaliou como “especial” o recurso destinado ao transporte público, “mais eficiente e sustentável para o meio ambiente”.

O Banco do Brasil anunciou a antecipação de R$ 3,1 bilhões até o final do ano para fornecedores da cadeia automotiva. A Caixa informou que vai oferecer condições especiais para o setor.

Durante o evento, o ministro afirmou ainda que as reformas do PIS e do Confins são fundamentais para simplificar a vida das empresas e que resultarão em maior produtividade.

Levy defendeu ainda as ações adotadas pelo governo para incentivar as exportações. “É muito mais importante a gente ter uma política macroeconômica realmente favorável ao crescimento”, declarou.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da “Agência Brasil”

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast