Mulheres discutem estratégias de comunicação no Festival Elas por Elas

Com o tema cultura, Comunicação e Trabalho, o Festival Elas por Elas reúne 600 representantes de mais de 20 estados brasileiros em Natal, no Rio Grande do Norte

Thiane Araújo

Mulheres falam sobre estratégias de comunicação no Festival Elas por Elas

Dialogar com o povo sobre a construção de um outro projeto de país é um dos primeiros passos para conquistar um futuro melhor, com liberdade, justiça e igualdade. Esse foi o recado da segunda mesa temática realizada pelo Festival Elas por Elas neste sábado (03).  O evento acontece em Natal, no Rio Grande do Norte, com uma série de debates, oficinas e apresentações artísticas com o objetivo de promover o empoderamento feminino.

A primeira a debater essa ideia de construção de um outro futuro foi a escritora e filosofa Mariana Janeiro, de São Paulo, que dialogou sobre a importância de cada ação presente para a formação da história. “Temos essa ideia de que o futuro está dado e estamos caminhando nessa direção. Isso não é verdade. Estamos construindo a história, estamos construindo o futuro neste momento”.

Sua fala dialoga com a esperança presente nos discursos da deputada federal Natália Bonavides (PT-RN). A parlamentar defende que é preciso “derrotar esse projeto golpista e reconstruir o nosso projeto junto com a classe trabalhadora”. E contextualiza que “a eleição de Jair Bolsonaro só aconteceu porque vivemos a continuidade de um golpe, porque retiraram o candidato que ia ganhar a disputa, Luiz Inácio Lula da Silva, e por causa de uma campanha de fake news”.

Também presente na mesa, Elika Takimoto, ressalta que é preciso mostrar a força do povo nas ruas para combater esse retrocesso. “Não podemos desistir, não podemos nos calar por medo”.

Para atingir esse objetivo de criar um outro futuro, é preciso ampliar o diálogo, segundo  avaliação da jornalista e escritora Cynara Menezes, que também participou do Festival Elas por Elas neste sábado.

Por sua vez, a coordenadora da comunicação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, Laryssa Sampaio, amplia esse debate falando sobre a internacionalização desse diálogo e luta. “Temos que criar uma rede política, que dialogue com as mulheres internacionalmente para que possamos desconstruir ponto a ponto o machismo, o patriarcado e o capitalismo”, propõe.

Nesse sentido, ressalta o que já vem sendo feito pelas mulheres que compõem o projeto Elas por Elas. “Essas mulheres fazem rodar a engrenagem de uma disputa cotidiana para que a gente tenha voz, ocupe espaços de poder e conquiste uma transformação social para que as mulheres sejam vistas como iguais”.

Festival Elas por Elas

O festival teve início nesta sexta-feira (02), com uma mesa de abertura sobre a participação das mulheres na política e empoderamento feminino. Até domingo (04) atrações culturais de mais de 20 estados brasileiros vão passar pelo evento. A programação conta ainda com uma série de oficinas, mesas, debates e shows.

Para selecionar as atrações culturais, foram realizadas etapas estaduais do festival Elas por Elas em todo país. Foram escolhidas representantes nas categorias música, teatro, gastronomia e artesanato. A expectativa é de que mais de 600 mulheres representem seus estados na etapa nacional.

O evento é uma parceria entre as secretarias nacionais de Mulheres e de Cultura do Partido dos Trabalhadores. O objetivo é debater a participação das mulheres na política e promover o empoderamento feminino unindo as diversas expressões e formas de resistência que caracterizam o Brasil.

Confira a programação completa

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT