Luta por igualdade de gênero marca o primeiro dia do Festival Elas por Elas

Com o tema Cultura, Comunicação e Trabalho, o Festival Elas por Elas acontece entre esta sexta-feira (02) e domingo (04) em Natal com representantes de todo país

Thiane Araújo

Mesa de abertura do Festival Elas por Elas

O Festival Elas por Elas teve início nesta sexta-feira (02) com expressões de cultura e resistência de todo país. Celebrado em Natal, no Rio Grande do Norte, o evento tem continuidade até domingo (04). Ao longo desses dias, deve contar com a presença de mais de 600 representantes de 22 estados brasileiros, segundo as estimativas da Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne.

Em seu primeiro dia, o festival foi marcado pela luta por igualdade de gênero na política brasileira. No início da tarde, um encontro reuniu lideranças femininas do PT para falar sobre o assunto. A noite, uma mesa aberta ao público contou com a presença de mulheres que atuam na política, lideranças do PT e representantes de movimentos sociais.

Presente na mesa de abertura, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) ressaltou a importância do Festival e, principalmente a necessidade de manter a luta. “Saiamos daqui com um objetivo: nós queremos mais mulheres na política. Nós queremos fazer a diferença”, pontuou.

Já a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (RS), reafirma a importância do evento e destaca que o festival “é um projeto das mulheres do PT para as mulheres de todo o Brasil.”

Sou feminista e sou feminista com orgulho. Porque o feminismo, ao contrário do machismo, é uma luta libertadora que não é só pra mulheres. Mas para todos os diferentes da sociedade. Contra o patriarcado, onde os homens brancos e ricos se declaram a normalidade – Gleisi Hoffmann

A necessidade de continuar organizando as mulheres para garantir mais espaços também esteve presente na fala de Anne Karolyne, secretária Nacional de Mulheres do PT. “A capacidade que as mulheres tem de se organizar, ela se consolida hoje nesse festival nacional Elas por Elas”, afirma ressaltando que “tem duas coisas que nunca faltam para as mulheres: resistência e criatividade”.

Essa esperança de superar as adversidades marcou a fala de Pollyana da Silva, que atua no Conselho Estadual de Juventude. “Sou uma mulher trans, negra e da periferia. É nos negado tudo que é garantido na Constituição, que é trabalhar, ir e vir e ter uma vida digna. Mas eu tenho certeza que juntos podemos construir um Brasil diferente.”

Único estado governado por mulher é palco do festival

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) ressaltou a governadora de seu estado, Fátima Bezerra, única mulher eleita para comandar um estado brasileiro nas eleições de 2018. Em sua fala, Natália diz ter “muito orgulho de ter a primeira governadora de origem popular da história do Rio Grande do Norte: a companheira Fátima.”

A eleição de Fátima Bezerra é, inclusive, o motivo do estado ter sido escolhido para sediar o encontro, como ressaltou Anne Karolyne. “Esse festival aqui, também é uma homenagem pra você, Fátima. Não foi por acaso que escolhemos o Rio Grande do Norte.”

Em sua fala, a governadora destacou que o estado “sempre teve a mulher como protagonista”. E exemplifica que o Rio Grande do Norte “foi o estado onde se deu pela primeira vez o exercício do voto feminino, cinco anos antes das mulheres terem esse direito em todo o Brasil. Vocês estão na terra onde elegemos a primeira deputada estadual. Onde elegemos a primeira prefeita da América Latina. Onde se elegeu a única mulher governadora nas eleições do ano passado.”

Ela complementa falando sobre o papel do projeto Elas por Elas para que, nessa legislatura, o estado tenha mantido esse legado. “O projeto já tem dado frutos. E o Rio Grande do Norte é resultado disso. Essas eleições foram histórias. Se elege uma deputada estadual, uma deputada federal, uma vereadora e elegemos a governadora.”

Construção nacional

Organizado pelas secretarias nacionais de Mulheres e Cultura do PT, o Festival é a consolidação de um processo realizado em todo país ao longo do mês de julho. Nesse período, ocorreram as etapas estaduais do evento com o objetivo de selecionar representantes para a etapa nacional. Foram selecionadas mulheres que atuam na música, poesia, teatro e gastronomia.

Agora, nesta etapa, o objetivo é reunir as mais diversas expressões culturais e formas de resistência para promover o empoderamento feminino. Ao longo dos próximos dias, o Festival Elas por Elas continua com uma série de oficinas, palestras, debates, apresentações artísticas, comidas típicas e artesanatos de diversos estados brasileiros.

Mulheres na Resistência – Festival Elas por Elas

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT