Mulheres do PT iniciam o 2º Curso Nacional de Formação de Comunicadoras Populares

As atividades do curso acontecerão também nos dias 19 e 26 de abril e 2 de maio.

Com debates importantes sobre comunicação, eleições de 2022, capacitar mulheres petistas em todas as regiões do país, em suas mais diversas áreas de atuação política, iniciou-se nesta terça-feira, 12, a segunda edição do Curso Nacional de Formação de Comunicadoras Populares, organizado pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT. 

As atividades do  curso também acontecerão nos dias 19 e 26 de abril e 2 de maio, no período da noite, contará com oficinas sobre eleições de 2022 e tarefas  da comunicação; como fazer um planejamento de comunicação e rede; ações diretas de redes sociais-dados e comunidades digitais.

O primeiro dia de formação  contou com a participação de mais de duzentos mulheres de todas as regiões do país e foi um marco na consolidação de uma comunicação feminista e antirracista no enfrentamento ao governo Bolsonaro.

A secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura deu boas vindas às cursistas e explicou o objetivo do curso. 

“Precisamos de uma comunicação feminista para alegermos juntas o presidente Lula e mulheres como deputadas estaduais, federais e senadoras”, frisou. 

A primeira mesa, ‘Os desafios da Comunicação para 2022: Eleições e Disputa da Narrativa’, foi marcada pelo debate da conjuntura do governo Bolsonaro; caminhos para as eleições; os desafios da comunicação para 2022 e o papel das mulheres nessa construção e disputa da narrativa.

“Infelizmente o quadro para mulheres nas eleições não mudou. Ser a primeira é um papel super cansativo e pesado, e, estamos aqui para eleger a segunda, a quarta, a quinta, e a centésima mulher. Pensem que vamos desconstruir e reconstruir esses espaços para gente- mulheres”, pontuou Dríade Aguiar, ativista e co-fundadora da Mídia Ninja.

Quem também contribuiu com o debate, foi Camila Marins, jornalista e mestranda em políticas públicas  e direitos humanos pela UFRJ, que destacou a participação das mulheres no enfrentamento do governo Bolsonaro.  

“A gente precisa derrotar o bolsonarismo nas ruas e nas ruas”, enfatizou.

“Viveremos as eleições mais concorridas de todos os tempos. Vamos precisar estar presentes nas ruas, nas redes e na raça”, frisou Juan Pessoa que faz parte da comunicação do PT Nacional .

Logo depois, a programação contou com a segunda mesa sobre ‘Linhas Gerais para Comunicação em Rede das Secretarias’. O espaço teve o intuito de apresentar o funcionamento da comunicação nacional e apresentar a proposta de engajamento, construção coletiva unitária com comunicação dos estados e cidades. 

“Quanto mais estivermos unidas, e com a mesma mensagem, esse coletivo terá uma grande força de representar as mulheres do PT por todo o Brasil”, finalizou Laryssa Sampaio  da comunicação da secretaria nacional de mulheres do PT.

Dandara Maria Barbosa, Agência Todas

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast