Mulheres do PT se organizam para encontros municipais e estaduais em todo Brasil

30 de agosto é o prazo para anunciar a criação de Comissão Organizadora para encontros municipais de secretarias de mulheres. Fiquem atentas às normas e ao calendário

O PT está em pleno processo de encontros estaduais e municipais para compor os setoriais e as secretarias temáticas em todo país. A composição de secretarias de mulheres é estratégica para fortalecer a participação das mulheres na política partidária e institucional.

O primeiro passo já foi dado: garantir a atualização dos cadastros das mulheres para que as filiadas estejam aptas a participar dos Encontros municipais e estaduais. São os encontros que vão eleger a criação e/ou composição das secretarias de mulheres nos estados e municípios.

“Fizemos uma divulgação intensa para incentivar as filiadas a atualizarem seus cadastros. Basta estar com a seleção ‘gênero’ preenchida que a mulher já tem condições de participar dos encontros de secretarias em todos os níveis”, explica Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

Agora, o processo eleitoral está em curso. Desde o dia 10 de agosto, está aberto o período de credenciamento de delegadas estaduais. O prazo é até 10 de setembro.

Todas as mulheres, mulheres trans e travestis que tenham declarado sua identidade de gênero até o dia 1º de agosto de 2021, poderão participar do Encontro de Mulheres.

Como organizar um encontro para eleger uma secretaria de mulheres na minha cidade?

As interessadas em organizar um Encontro Municipal de Secretaria de Mulheres deverão constituir uma Comissão Organizadora e comunicar as instâncias partidárias. O prazo é até 30 de agosto de 2021. Essa Comissão deve comunicar a sua composição e a data de realização do Encontro para a Secretaria Municipal de Mulheres do PT (ou instância municipal, caso não haja secretaria constituída) e à Secretaria Estadual de Mulheres correspondentes.

Sobre a data. Os Encontros Municipais para Secretaria de Mulheres poderão ser realizados até a data do Encontro Estadual de Mulheres.

Importante: as instâncias partidárias incentivarão a realização de Encontros Municipais para eleger secretaria de mulheres, com uma ampla campanha de participação, filiação e debate político que servirão como etapa mobilizadora e formadora.

Para mais informações, acesse o regulamento.

Confira as principais informações necessárias para não perder prazos importantes.

Os encontros serão presenciais ou remotos?

Os Encontros Setoriais municipais e estaduais serão realizados de forma remota, com reuniões realizadas por meio de videoconferência, com reuniões presenciais em casos excepcionais (observando as condições de segurança sanitária), com credenciamento prévio e votação eletrônica.

Em que etapa estamos dos Encontros Estaduais (que vão definir a composição da secretaria estadual de mulheres)?

Desde o dia 10 de agosto, está aberta a etapa de credenciamento de delegadas estaduais. O prazo vai até 10 de setembro.

Atenção para o quórum: O quórum para validação dos Encontros Setoriais Estaduais é de 20 participantes. É importante acompanhar diariamente os relatórios de credenciamento.

Você já pode:

> Baixar relatórios diários na Área-PT e acompanhar a evolução do número de credenciados.

> Divulgar os relatórios para os membros do coletivo setorial.

> Começar a organizar os Grupos de Whatsapp que servirão para distribuir o calendário de plenárias, os textos-base, as propostas de resolução e moções e informar a pauta.

Quais prazos precisamos ficar atentas?

1. a) 10 de agosto: Ato Nacional de abertura dos Encontros Setoriais
  2. b) 10 de agosto até 10 de setembro: Credenciamento dos Delegados e Delegadas Estaduais.
  3. c) 1º de setembro até 10 de setembro: Inscrição de textos base, candidatos/as a Secretários/as ou Coordenadores/as; chapas para os respectivos Coletivos Estaduais e as chapas de delegados/as para o Encontro Nacional.
  4. d) 15 de setembro até 14 de novembro: Prazo para realização dos Encontros Estaduais.
  5. e) 10 de outubro até 20 de outubro: Inscrição de textos-base, candidatos/as a Secretários/as ou Coordenadores/as e as chapas para os respectivos Coletivos Nacionais.
  6. f) 19 de novembro até 12 de dezembro: Prazo para realização dos Encontros Nacionais.