Mulheres progressistas lançam Comitê Popular Nacional “Mulheres com Lula”

O  encontro reuniu dirigentes nacionais de partidos progressistas e movimentos sociais, apresentou o  calendário de organização e mobilização das mulheres nas diversas regiões do país, na luta contra a fome, a miséria e a pobreza

Nessa quarta-feira, 8,  cerca de 50 mulheres dirigentes de partidos progressistas e movimentos sociais lançaram o Comitê Popular de Luta Nacional “Mulheres com Lula”. O esforço é parte do movimento Vamos Juntas Pelo Brasil, que visa pautar a agenda das mulheres diante do cenário de crise econômica e o aumento da fome no país.

“Este é um espaço de diálogo e de organização com todas as forças políticas aliadas e segmentos de mulheres, para apresentarmos o  calendário de organização e mobilização nas cinco regiões do Brasil. E neste momento, é fundamental o protagonismo das mulheres na reconstrução do Brasil”, afirmou Anne Moura.

Participaram lideranças nacionais de mulheres dos partidos PT, PCdoB, PSOL, PSB, PV e Rede; sindicalistas e dirigentes de classe da CUT, CTB, NCST, Força Sindical, CONTRAF-CUT, FENATRAD e CONTAG; representantes dos movimentos AMB, ANPG, CMP, CMB, UNMP, MNU, CONAM, MMC, MMM, UBM, MAB, UJS; e a dirigente do NAPP (núcleo de elaboração de políticas públicas paras mulheres do PT) e ex-ministra das mulheres, Eleonora Menicucci.

“Nós mulheres faremos de tudo para vencer neste ano, pois sabemos que as mulheres são alvo principal dos desmontes de políticas públicas”, disse.

Durante a atividade, as mulheres debateram a dinâmica de mobilização de construção do Programa de Governo. Para garantir a representatividade das lideranças de todas as regiões do país, o encontro foi realizado de forma híbrida, presencialmente no Diretório Nacional do PT, em São Paulo, e também no formato online.

Ao longo de junho, as mulheres irão se mobilizar em torno do cronograma de realização dos Encontros Regionais para debater coletivamente as propostas para o programa de governo. E o Encontro Nacional, previsto para o mês de julho, será a síntese desse grande espírito de reconstrução e esperança de um novo futuro para o país.

Uma das representantes da sociedade civil que esteve presente, Luiza Batista, atual presidente da  Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), agradeceu pelo convite e destacou a participação de todas as mulheres na construção da pré-campanha do Lula.

“Nos comprometemos em apoiar e mobilizar toda a sociedade para reconstruir o Brasil, queremos também mais políticas públicas voltadas às mulheres. Precisamos ter esperança, porque o que tem acontecido no nosso país é absurdo”, pontuou.

Dandara Maria Barbosa e Ana Clara Ferrari, Agência Todas