“Não esquece de mim”: delator diz que Capez pediu propina

Figura-chave da Máfia da Merenda em SP disse que o presidente da Alesp, Fernando Capez (PSDB), pediu dinheiro de corrupção para a campanha em 2014

Fernando Capez, presidente da Alesp

O lobista Marcel Julio relatou, em delação premiada à Procuradoria-Geral de Justiça, encontros com o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Fernando Capez (PSDB). Ele afirmou que o tucano exigiu dinheiro para sua campanha como deputado estadual, em 2014: “Não esquece de mim, hein, estou sofrendo em campanha!”, teria dito Capez, enquanto esfregava o indicador no polegar. O delator é personagem central da Operação Alba Branca.

De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, publicada nesta sexta-feira (8), Marcel Julio afirmou que em 2014 esteve três vezes seguidas em seu escritório político. A primeira apenas com o assessor do tucano, Luiz Carlos Gutierrez, o Licá, para quem teria entregado documentos. Depois, duas vezes com Capez.

O lobista afirmou, segundo a delação: “Quando nos preparávamos para deixar o local, na frente de  todos que estavam ali na antessala, o deputado esfregou indicador e polegar, das duas mãos, rindo e de braços abertos, enquanto dizia: ‘Não esquece de mim, hein, estou sofrendo em campanha!’. Ficou bem claro que com esse gesto ele queria dinheiro”.

O delator contou que, em um dos encontros, o ex-assessor de Capez, Jeter Rodrigues Pereira, o chamou na Alesp para conversar. “Eu fui até lá, quando ele me disse: ‘você viu lá a publicação, tudo como combinamos? Agora precisamos falar de valores. Eu quero 2% do contrato e no total nós queremos, tirando os meus 2%, mais R$ 450 mil para ajudar na campanha do deputado Capez’”, afirmou o lobista.

Marcel Julio e o pai, Leonel Julio, ex-presidente da Alesp, que foram presos na Operação Alba Branca, auxiliaram Capez nas eleições de 2010.

Acusado ganha promoção
O servidor Alexandre Sampaio Zakir, acusado de tentar obstruir as investigações sobre Fernando Capez, foi promovido nessa quinta-feira (7) e vai assumir a Secretaria Geral da Administração da Alesp. Ele será responsável pelo ordenamento de despesas, contratações, licitações, assinaturas de convênios e gerenciamento operacional da Casa.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o ex-assessor de Capez, Jeter Rodrigues, afirmou ter sido procurado por Zakir e pelo também ex-assessor Merivaldo dos Santos para combinar o que dizer em seu depoimento aos investigadores da Máfia da Merenda. Pelo acordo, Rodrigues assumiria a titularidade de destino de um cheque de R$ 50 mil depositado na conta de Santos.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Estado de S. Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast