“Não trato de delação”, garante Mercadante sobre Delcídio

Ministro da Educação informou que estará à disposição da PGR e STF para esclarecer os fatos

Antonio Cruz/Agência Brasil

Ex-ministro da Educação, Aloizio Mercadante

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse em coletiva à imprensa nesta terça-feira (15), que nunca tentou impedir que o senador Delcídio do Amaral assinasse acordo de delação premiada. Segundo ele, a conversa com o assessor do senador, José Eduardo Marzagão, partiu dele e não foi um pedido da presidenta Dilma Rousseff.

Segundo Mercadante, trechos importantes da conversa dele com o assessor de Delcídio foram omitidos na transcrição do áudio divulgado hoje na imprensa.

“Se vocês olharem o áudio do que foi transcrito, tem trechos fundamentais que não foram devidamente relatados. Em um trecho eu digo ‘não estou nem aí se vai delatar ou não, não estou nem aí’ […] ‘tem que construir uma saída viável, eu não vou entrar nisso, ele faz o que achar que deve’”, defendeu-se.

O ministro diz que procurou o assessor para prestar solidariedade às filhas do senador. O ministro alegou que acreditava que o Senado poderia rever a prisão de Delcídio por alguma “tese jurídica”. “A iniciativa do diálogo foi minha, eu me sensibilizei com a campanha que estão fazendo com as filhas dele. […] Por ser senador, achava que haveria uma tese jurídica em que o Senado se pronunciasse para ele ficar em prisão domiciliar”

O ministro disse ainda que “não está nem aí” sobre a decisão de Delcídio de fazer a delação premiada. “Minha preocupação é zero. Não estou nem aí se vai delatar ou não. Não estou nem aí”.

Mercadante reiterou: “Não trato de delação”. Segundo ele, trata-se de uma tentativa do assessor de Delcídio do Amaral de “induzir esse assunto”. 

“Ele [Marzagão] tenta ao longo da conversa me induzir a uma defesa jurídica. E quando ele tenta me induzir eu digo que não vou me meter na defesa dele. ‘Não sou advogado, não sei do que se trata, não tenho que fazer’, eu disse”.

Mercadante disse ainda que vai manifestar à Procuradoria-Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal (STF) a disponibilidade de esclarecer o fato. O ministro disse que tomará providências legais contra o assessor.

Desfiliação
Delcídio do Amaral solicitou, em carta enviada ao Partido dos Trabalhadores no Mato Grosso do Sul, a desfiliação da legenda.

Da Agência Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast