No Dia da Consciência Negra, brasileiros vão às ruas e pedem Fora Bolsonaro

20 de Novembro se transforma em luta contra o governo racista de Jair Bolsonaro. Lideranças petistas apoiam e se juntam aos atos, que ocuparam ruas do Brasil e do exterior

@_leandropaivac

Ato do 20 de Novembro na Avenida Paulista

O Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20) no Brasil, se transformou em um grande ato contra o governo racista de Jair Bolsonaro, que, desde que chegou à Presidência, sabota a luta das pessoas de pele preta, como ao nomear para o comando da Fundação Palmares um homem que nega a existência do racismo no Brasil, e adota medidas que ameaçam principalmente a vida dessa parcela da população, como o estímulo à violência policial, que tem nas comunidades mais pobres seus alvos preferenciais.

Para a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, “celebrar o Dia da Consciência Negra é mostrar o quanto o racismo humilha, exclui e coloca milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade. Não só hoje, mas como em todos os dias de nossas vidas, temos que eliminar todo e qualquer tipo de desigualdade e preconceito”.

Os protestos ocorreram em forma de atos políticos e manifestações culturais em dezenas de cidades de todo o país e também do exterior (veja galeria de fotos abaixo). E, como não poderia deixar de ser, lideranças e militantes do Partido dos Trabalhadores, que quando governou o país se preocupou em reduzir os efeitos e combater o racismo estrutural, se uniram às manifestações, organizadas por entidades sindicais e movimentos populares como Convergência Negra, Coalizão Negra por Direitos e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), primeira mulher negra a governar o estado do Rio de Janeiro, fez questão de comparecer a um ato no bairro de Madureira, “para mostrar que continuamos a lutar pelos nossos”, como escreveu no Twitter. Para a parlamentar, o 20 de Novembro “representa a luta e resistência povo negro”. “Queremos um país com mais inclusão, mais direitos e poder ao povo negro. Seguiremos lutando como fez Zumbi!”, declarou.

Já o deputado Vicentinho (PT-SP) participou de um dos maiores atos do dia, que reuniu milhares de pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo. “O racismo estrutural é o maior entrave para o acesso ao mercado de trabalho para pretos e pardos, refletindo na enorme desigualdade de renda. Segundo o IBGE, brancos têm renda 74% superior à de pretos e pardos. A luta contra a desigualdade passa pela nossa participação política”, lembrou.

O senador Paulo Paim (PT-RS), por sua vez, saldou nas redes sociais o Dia de Zumbi dos Palmares. “A jornada de combate ao racismo é longa. É preciso muita perseverança. Acreditar e esperançar que o Brasil pode se transformar em um país justo e com direitos iguais para todos. Que ninguém seja discriminado pela cor da pele, pelo cabelo afro, pela religiosidade, por cantar e dançar as suas origens. As nobres causas são guiadas por sentimentos de amor, de fraternidade, de coragem e de justiça”, desejou.

Outros parlamentares petistas compareceram em atos realizados nos seus estados, como Natália Bonavides (PT-RN), que se juntou ao ato em Natal; João Daniel (PT-SE), que foi ao ato no Bairro América, em Aracaju; Erika Kokay (PT-DF), que prestigiou a manifestação na Esplanada dos Ministérios em Brasília; e Paulo Pimenta (PT-RS), que foi ao ato em Porto Alegre.

Galeria de fotos: 20 de Novembro

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast