Nota de repúdio ao presidente da Fundação Palmares

Repudiamos as declarações e as atitudes do atual presidente da Fundação Palmares em relação à população negra brasileira que, por consequência das sequelas da escravidão (renegada por ele), será a maior vítima da Covid-19 no país.

Site do PT

No momento em que o mundo presencia as maiores manifestações antirracistas nos Estados Unidos, desde a luta pelos direitos civis dos negros, e aqui no Brasil cresce o repúdio à violência policial sistemática contra o povo negro, o atual presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, chama o movimento negro de “escória maldita”, de “vagabundos”, e faz ofensas impublicáveis à figura de Zumbi dos Palmares, o herói nacional que dá nome à instituição.

É um comportamento revelador do subproduto mais elaborado que o racismo brasileiro sempre impingiu às pessoas negras, que é a ruptura do pertencimento à sua origem étnica racial. Ao renegar os líderes negros e os movimentos sociais que construíram, inclusive, a Fundação Palmares e o cargo que ele ocupa, este homem negro renega a si mesmo.

Racismo e fascismo andam juntos ao longo da história. Ao se entregar a um governo de caráter fascista, Sérgio Camargo repete a trajetória daqueles que, para servir à Casa Grande, eram capazes de dizimar os seus iguais.

Repudiamos as declarações e as atitudes do atual presidente da Fundação Palmares em relação à população negra brasileira, que por consequência das sequelas da escravidão (renegada por ele), será a maior vítima da Covid-19 no país.

A resposta do Partido dos Trabalhadores a mais essa afronta é lutar em todos os campos, inclusive no Congresso e no Judiciário, para retirar Sergio Camargo de um cargo público que jamais poderia ter assumido.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT

Martvs Chagas
Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast