No RJ, Lula pelo Brasil visita o Instituto Federal Fluminense

Durante a caravana, ex-presidente vai a instituto e defende educação de qualidade para todos e todos como instrumento de desenvolvimento nacional

Ricardo Stuckert

Lula visita o Instituto Federal Fluminense em Campos de Goytacazes

“Por que a elite é tão perversa com o povo brasileiro?”, provocou Lula em sua fala na visita ao polo avançado do Instituto Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes durante a caravana Lula pelo Brasil na quarta-feira (6).

“Daqui a pouco estão cortando até a comida das universidades! As universidades do Rio estão quase todas caindo aos pedaços! Eles não se preocupam com isso!”, denunciou o ex-presidente. “Vai procurar onde estudam os filhos da maioria desses políticos. Não estudam aqui no Brasil! Estudam na França, na Inglaterra, em Chicago, em Portugal, na Espanha!”

O descaso dos governantes que hoje tomaram o país com assuntos essenciais para o desenvolvimento de um Brasil para todos vem da noção de que há aqueles que devem ter acesso a serviços de qualidade e aqueles que não têm esse direito.

“Quando encontrarem um político, perguntem como está a educação. Ele vai dizer que está ótima. Aí você pergunta em que escola o filho dele estuda. Ele vai dizer que estuda na escola particular. Pergunte ao governador como está a saúde. Ele vai dizer que é ótima. Ótima! Aí você pergunta para onde ele vai quando fica doente.”

Primeiro de sua família a concluir um curso técnico, Lula foi também o primeiro de sua casa a conseguir um emprego em uma grande empresa, a ganhar um bom salário, a ter uma casa, a ser presidente de um sindicato e, graças à união de trabalhadores e trabalhadoras, a se tornar presidente da República.

“Eu comecei esse discurso falando do meu curso de torneiro mecânico porque com ele eu aprendi que um homem ou uma mulher formados têm valor maior na sociedade. Têm possibilidade de vencer na vida mais do que alguém que não tem formação. Por isso fico pensando: esse país sempre foi governado por gente que tinha diploma universitário, empresários, fazendeiros, professores, advogados, sociólogos, muita gente letrada. Por que é que essa gente não investiu em educação no tempo e na medida certa para o Brasil se tornar um país desenvolvido e competitivo?”

A relação entre desenvolvimento, soberania e educação é especialmente simbólica no polo do IFF. Centro de formação de referência, o instituto foi criado em 2008 a partir do antigo Cefet-Campos, ampliado durante os governos de Lula e Dilma, e tornou-se importante fonte de mão-de-obra para a Petrobras.

O presidente que mais fez pelo Ensino Superior hoje visita universidades e institutos federais que têm seus orçamentos reduzidos e são esfaceladas por um governo golpista e ilegítimo. “Não é possível que esse governo ache que pode emprestar 1 milhão para um empresário sem saber se ele vai devolver e diga que é investimento, mas fale que pagar uma bolsa para um jovem estudar engenharia ou medicina é gasto. Qual é a diferença? A diferença é que não tem investimento mais sagrado para o país crescer do que o investimento em educação.”

Assim como a educação deve ser para todos, também o governo deve governar para aqueles que mais precisam, e não em benefício dos interesses de poucos. “Durante os oito anos em que fui presidente da República, a Petrobras não aumentou em nem um centavo o preço do gás, porque ele é parte da cesta básica. Agora eles querem isentar o imposto do que as multinacionais importam e, para o coitado que tem um fogão a gás, eles aumentam o gás em 68% em apenas sete meses!”

Lula Pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro, que acontece em dezembro, é a terceira etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo. Em outubro, foi a vez do estado de Minas Gerais.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Assista à íntegra da visita ao Instituto Federal Fluminense:

#AOVIVO – Lula visita o Instituto Federal de Ensino de Campos dos Goytacazes (RJ) #LulapeloBrasil #LulaPeloRiodeJaneiro

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Por Clarice Cardoso, da Agência PT de Notícias, enviada especial à caravana Lula pelo Brasil – SE

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast