No RS, Lula reúne multidão e fala do futuro dos jovens e dos trabalhadores

No novo governo Lula, o combate à fome, os direitos dos trabalhadores e o aumento do salário mínimo serão prioridades, ao lado do apoio para que jovens empreendam e entrem na indústria digital

Ricardo Stuckert

Lula cumprimenta garotinha durante a caminhada em Porto Alegre (foto: Ricardo Stuckert)

Como tem acontecido em todos os lugares do Brasil que visita, Lula foi recebido por uma multidão na passeata que realizou em Porto Alegre, nesta quarta-feira (19), ao lado de Geraldo Alckmin e lideranças do PT e de partidos aliados.

Vestidos tanto com a cor vermelha quanto com o verde e o amarelo, os gaúchos lotaram as ruas da capital (veja vídeo e galeria de fotos) para acompanhar Lula até o centro histórico, onde o ex-presidente discursou, dividindo o palanque com Dilma Rousseff; a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann; o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e a ex-deputada federal Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), o ex-senador Olívio Dutra (PT-RS) e o candidato do PT ao governo do estado no primeiro turno, Edegar Pretto, entre outros.

Tanto no palanque quanto ao conversar com a imprensa antes da passeata, Lula prestou solidariedade ao músico Seu Jorge, vítima de racismo na cidade na última sexta-feira (14). “Nós, pessoas democráticas neste país, temos que rejeitar e repudiar qualquer gesto de preconceito. A gente não pode mais admitir preconceito”, defendeu.

Prioridades na economia

Lula também ressaltou algumas das medidas que serão prioridade desde o início em seu governo. “Temos quatro anos para consertar o Brasil. E nossa primeira prioridade é estabelecer uma política para acabar com a fome. Nós já acabamos uma vez e vamos acabar de novo”, garantiu.

A segunda medida será uma forte política de investimento do Estado para começar a gerar empregos. “E esses empregos começam na construção civil, pelas obras que estão paralisadas”, explicou. Essa ação, estará acompanhada de uma terceira: a valorização do salário mínimo acima da inflação todos os anos.

Além dessas medidas mais emergenciais, o novo governo Lula vai chamar empresários e trabalhadores para atualizar as leis trabalhistas, buscando garantir dois pontos principais: salários iguais para mulheres e homens, demanda apresentada por Simone Tebet, e a garantia de direitos mínimos para todos os trabalhadores, incluindo os de aplicativo. “Não é normal a gente abandonar o trabalhador à própria sorte.”

Criatividade dos jovens

Para aqueles que querem ser empreendedores, uma quinta ação será o estímulo a cooperativas e à formação de pequenas e microempresas, com linhas de crédito especiais nos bancos públicos. Lula disse que quer ver os brasileiros, especialmente os jovens, tendo oportunidade de colocar em prática sua criatividade.

Por fim, outra ação, que também tem foco na juventude, será a execução de fortalecimento da nova indústria digital e de dados no Brasil.

“Uma coisa que me preocupa é essa nova indústria de dados, a indústria digital. A gente precisa formar mais gente, colocar mais gente na universidade, oferecer mais curso de engenharia, para que a gente possa, não muito longe de hoje, não ser só exportador de soja ou de minério, mas também de conhecimento”, afirmou.

Para que tudo isso se torne realidade, Lula lembrou que todos precisam votar. “Eu queria pedir um favor a vocês. É preciso que a gente convença as pessoas que não foram votar no dia 2 a irem votar. O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, autorizou as prefeituras e os governos dos estados a colocar ônibus para as pessoas irem votar. Assim, a gente vai derrotar o Bolsonaro, derrotar o fascismo e trazer de volta a democracia. E a gente vai voltar a sorrir, porque vai vier dignamente.”

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast