Nos 70 anos da Petrobras, sociedade civil sai em defesa das estatais brasileiras

Nesta terça-feira (3), dezenas de centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos se reunirão em ato às 15h na antiga sede da Eletrobrás, no Rio, em nome da soberania nacional

Divulgação

Em defesa das estatais: petroleiros de vários estados estarão na manifestação, junto com eletricitários, educadores, servidores públicos, metalúrgicos, bancários, agricultores, estudantes, lideranças políticas e sociais

A defesa das estatais brasileiras e da soberania nacional são o tema das manifestações que acontecem na tarde desta terça-feira (3), aniversário de 70 anos da Petrobras. Liderados pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), dezenas de centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos se reunirão num ato às 15 horas na antiga sede da Eletrobrás, na rua da Quitanda, no centro do Rio. De lá, seguem pela Candelária até o edifício sede da Petrobrás (Edise), na avenida Chile, onde se encontram com o presidente da estatal, Jean Paul Prates.

“Será um dia de comemoração, mas também um dia de fortalecer nossa luta pela reversão das privatizações e reconstrução de um Brasil soberano, democrático e com justiça social”, destacou Deyvid Bacelar, coordenador da FUP.

Petroleiros de vários estados estarão na manifestação, junto com eletricitários, educadores, servidores públicos, metalúrgicos, bancários, agricultores, estudantes, lideranças políticas e sociais, “unindo trabalhadores do campo e da cidade em uma manifestação histórica”, disse Deyvid, ao destacar que o aniversário da Petrobras é momento de renovar a esperança de um país unido pela reconstrução do Estado brasileiro, pela reversão das privatizações, em defesa do serviço público e pela reconstrução de um Brasil soberano, democrático e com justiça social.

“Hoje a maior empresa nacional completa sete décadas e enche de orgulho a nós, todos os brasileiros que vibram a cada conquista e nova descoberta da Petrobras. A defesa da Petrobras pública e forte é a defesa da nossa soberania e a garantia de um futuro melhor para o Brasil. Divulgue em suas redes, envie para seus contatos e mostre o orgulho de estar na defesa da empresa que orgulha a todas as brasileiras e brasileiros”, postou em seu Twitter o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta junto com vídeo comemorativo do aniversário da estatal.

Em suas redes sociais, o senador Jacques Wagner (PT-BA) destacou que a defesa da Petrobras é uma das prioridades do governo Lula. “A gente defende a soberania e o patrimônio brasileiro! Hoje é dia de celebrar a criação da Petrobras, essa empresa que contribui, há 70 anos, pelo desenvolvimento energético do Brasil. Uma potência que resistiu aos ataques e sucateamento promovidos pelo desgoverno anterior”.

Fabiano Contarato, senador do PT-ES, destacou a grandiosidade da Petrobras. “Uma das maiores empresas do país, uma estatal que cresceu e desenvolveu o Brasil cumprindo um importante papel estratégico para os setores econômico e social”.

O líder do governo na Câmara, deputado federal José Guimarães, também postou o vídeo comemorativo e escreveu: “Petrobras 70 anos! Hoje a maior empresa nacional completa sete décadas e enche de orgulho a nós, todos os brasileiros que vibram a cada conquista e nova descoberta da Petrobras. A defesa da Petrobras é a defesa de um futuro melhor para o Brasil”.

O PT Brasil divulgou trecho da fala de Deyvid Bacelar na sessão solene no Congresso em comemoração dos 70 anos da Petrobrás. “Se a Petrobras está hoje comemorando 70 anos, é porque houve luta da categoria petroleira, da sociedade brasileira e dos parlamentares de esquerda que hoje aqui estão”.

Em seu Twitter, o deputado Jorge Solla (PT-BA) parabenizou os trabalhadores da Petrobrás. “Hoje a maior empresa nacional completa sete décadas e enche de orgulho a todos os brasileiros que vibram a cada conquista e nova descoberta da #Petrobras70anos. Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras que lutam por ela”.

O deputado também esteve presente ao evento no Congresso e o PT Brasil destacou trecho de sua fala no Twitter. “Desde a sua fundação, a direita deste país tentou destruir a Petrobrás por diversas vezes pra entregar de bandeja a exploração internacional”.

Resistência dos trabalhadores e eleição de Lula interrompeu entrega total da empresa

A resistência dos trabalhadores e dos movimentos sociais impediu, segundo Dayvid, a entrega por completo da Petrobrás e de outras estatais estratégicas que estavam na lista das privatizações do governo Bolsonaro, quando foram vendidos 68 ativos do Sistema Petrobrás, quatro refinarias, a BR Distribuidora, a Liquigás, a Gaspetro, a Transportadora Associada de Gás (TAG), a Nova Transportadora do Sudeste (NTS), além de usinas de biocombustível, eólicas, termelétricas, plantas petroquímicas, sondas de perfuração, campos de petróleo em terra e em mar, inclusive no Pré-Sal.

Após o golpe de 2016, a maior empresa do país cortou investimentos e parte do seu quadro de funcionários, o que levou à perda de parte de sua relevância para a economia nacional.

Este processo lesivo ao país só foi interrompido com a eleição de Lula. A Petrobrás e outras estatais foram retiradas do Programa Nacional de Desestatização e o governo enviou questionamento ao STF sobre a venda da Eletrobrás, que teve 60% de suas ações entregues ao setor privado sob comando de Bolsonaro. O objetivo do governo federal é aumentar seu poder de voto sobre a empresa.

A FUP colocou na pauta uma antiga bandeira de luta que é a retomada de ativos da empresa “vendidos a preço de liquidação”, segundo Deyvid, na gestão anterior.

SERVIÇO

Ato pelos 70 anos da Petrobras, em defesa das estatais e do serviço público

Data, hora e local: Terça, 03 de outubro

15h – Concentração em frente à sede da Eletrobrás, na Rua da Quitanda, 196, com caminhada até a Candelária

16h – Concentração na Candelária, com caminhada até o Edifício Sede (Edise) da Petrobrás, na Avenida Chile

17h – Ato político em frente ao Edifício Sede da Petrobrás (Edise), na Avenida Chile, onde será realizado um ato político.

Da Redação, com site da FUP e Brasil de Fato

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast