Nota de pesar: Vera Ananias, exemplo de luta, persistência e amor à vida

“Ao longo de sua trajetória, Vera foi um grande exemplo para alunos e amigos, por sua absoluta dedicação a questionar e combater desigualdades sociais”, descreveu Patrus Ananias, em mensagem postada em suas redes sociais.

Site do PT

Nota de pesar pelo falecimentode Galdino Patrus Ananias, irmão do deputado federal Patrus (PT-MG)

Vera Maria Neves Victer Ananias, esposa do ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e atual deputado federal, Patrus Ananias, faleceu na manhã de hoje, 7 de junho. Ela deixa dois filhos, Marcos e Pedro Patrus, vereador em Belo Horizonte pelo PT.

“Vera parte após anos de uma batalha incansável contra o câncer, deixando um exemplo de força, persistência e amor à vida. Ao longo de sua trajetória, Vera foi um grande exemplo para alunos e amigos, por sua absoluta dedicação a questionar e combater desigualdades sociais”, descreveu Patrus em mensagem postada em suas redes sociais.

Graduada em Psicologia e mestre em Educação, Vera foi professora da PUC Minas e presidente da Associação Municipal de Assistência Social (AMAS) quando Patrus Ananias foi prefeito de Belo Horizonte em 1993. Como secretária municipal de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte na gestão Célio de Castro, desenvolveu projetos e realizações essenciais na área da infância e adolescência como a consolidação da Lei Orgânica de Assistência Social do município, “marcas positivas que até hoje ecoam na capital mineira”, lembrou Patrus.

Vera foi Pró-reitora de Extensão da PUC Minas, presidente da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) no governo Fernando Pimentel e desenvolveu atividades de assessoria e consultoria em projetos sociais, dentre elas na Caixa Econômica Federal, onde atuou na integração dos projetos sociais do governo federal.

“Em seu horizonte de trabalho, sempre estiveram presentes a luta e o compromisso com a vida e com aqueles que mais precisam, com uma atenção especial com as crianças e os jovens, na busca pela realização de um mundo mais justo e fraterno. Vera continuará viva, sempre, em nossas vidas e na nossa memória”, diz Patrus ao final de sua mensagem.

Vera tinha 69 anos e deixa uma neta e um neto. O velório será no Funeral House (av. Afonso Pena, 2158), em Belo Horizonte.

Manifestações

“Vera foi exemplo de mulher, militante e assistente social comprometida com os mais necessitados”.

– Deputado federal Rogério Correia (PT-MG) nas redes sociais.

“Que perda sentida! Amiga, ex-professora, madrinha da minha filha. Irreverência e sensibilidade únicas, sempre inspiradoras! Muito comprometida, um ser de extrema sensibilidade, muito competente, sempre iluminou muito os nossos melhores caminhos”.

– André Quintão, secretário nacional de Assistência Social.

“Com profundo pesar lamentamos o falecimento da estimada Vera Victer, referência histórica na luta pela assistência social no Brasil como um direito civil e política pública. Vera Victer, presente!”

– Guima Jardim, presidente do PT-BH.

“Verinha, como era conhecida, enfrentou, durante anos, uma dura batalha contra o câncer. Ela foi um grande exemplo de força, persistência e de amor à vida. Em sua trajetória, Verinha era conhecida por sua dedicação em questionar e combater desigualdades sociais, com uma atenção especial com as crianças e os jovens. Uma incansável militante que sempre trabalhou na busca pela realização de um mundo mais justo e fraterno. Vera continuará viva, sempre, em nossas vidas e na nossa memória”.

– Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG)

“Verinha, como carinhosamente a chamávamos, foi uma grande referência na minha vida, pessoal, profissional, ética e política. Seu compromisso com os mais pobres, vulneráveis e com aqueles que vivenciam violações de direitos, muito em especial às crianças e adolescentes, me inspirava e continuará me inspirando na gestão pública da Assistência Social. Surge uma nova estrela cadente no céu, que deixa saudade e um grande legado para as políticas públicas e sociais de Belo Horizonte!.

– José Crus, secretário municipal adjunto de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte.

“Vera foi muito assertiva e trouxe muitas inovações para as políticas da assistência social, como um novo olhar sobre a população de rua. Muitos avanços metodológicos elaborados por ela subsidiaram a formalização do SUAS. Foi importante gestora porque conduziu trabalho criativo e inovador em torno do fortalecimento da assistência social como política pública. Tudo isso nos faz ter dela boas lembranças”.

– Maria Thereza Fonseca, analista de políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, integrante da equipe da Vera Victer na Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Belo Horizonte

“Vera tinha enorme compromisso com a formação de seus alunos. Ela nos provia de conhecimentos que extrapolavam a sala de aula. Tínhamos nela um exemplo de vida, de formação e militância política, e sobretudo, de defesa dos mais pobres. Por onde passou deixou sua marca registrada e conquistas importantes para as políticas públicas. Muito carinhosa e amiga, com sua peculiar sinceridade e sensibilidade, sempre apontava o melhor caminho para enfrentarmos os desafios da vida. Deixa muita saudade e um grande legado!

– Ana Conegundes, ex-aluna de Serviço Social da PUC Minas.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast