Nota de solidariedade da Secretaria de Mulheres à Gercina Novais

Militante foi presa arbitrariamente, junto com outros petistas, em ação tendenciosa do Judiciário em Uberlândia (MG)

Foto: Marcos Ribeiro

A professora Gercina Novais

A Secretaria Nacional de Mulheres do PT manifesta sua solidariedade à companheira Gercina Santana Novais, ante a prisão arbitrária determinada na última quinta-feira (20) pela Justiça de Uberlândia (MG) e mantida até esta terça-feira (25). Além de Gercina, também foram vítimas da arbitrariedade da Justiça o ex-prefeito da cidade e candidato petista a deputado federal Gilmar Machado, além do ex-secretário de trânsito do município Alexandre Andrade.

Gercina é uma combativa militante feminista, professora universitária, hoje aposentada, e defensora incansável dos direitos das mulheres e da educação de qualidade.

Como secretária de Educação da Prefeitura de Uberlândia, entre 2013 e 2016, na gestão de Gilmar Machado, Gercina jamais se furtou a lutar contra os interesses daquelas que estavam acostumados a se beneficiar dos recursos públicos.

É essencial ressaltar que Gercina e Gilmar Machado foram presos na data limite de proibição legal de prisão de candidatos sem existência de flagrantes nas eleições (21/09), sendo que o processo já corria há mais de três anos, apontando para uma atuação tendenciosa do Judiciário. Por isso, muito nos assusta e indigna a prisão dos petistas.

Nesse sentido, prestamos nossa solidariedade à companheira e aos companheiros e denunciamos as instituições e o sistema de Justiça que há muito abandonaram o compromisso com a lei e transformaram-se em polícia política. Não nos conformaremos com as injustiças nem com o tolhimento da ampla liberdade do direito de defesa, muito menos com a judicialização da política ou perseguições.

Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast