Nota do Partido dos Trabalhadores: Samuel Pinheiro Guimarães, presente!

Felipe L. Gonçalves

O embaixador e ex-ministro Samuel Pinheiro Guimarães foi um dos principais formuladores e executores da política externa altiva e ativa dos governos do PT. Foi secretário-executivo do Ministério das Relações Exteriores e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos nos dois primeiros governos Lula e Alto Representante-Geral do Mercosul, no primeiro governo Dilma Rousseff. Militante e filiado ao PT, foi também assessor da bancada do partido no Senado Federal, sempre defendendo a soberania nacional e a integração regional.

Perseguido desde a ditadura militar, Samuel marcou sua carreira diplomática pela coragem de assumir posições independentes. Em 2001, foi o primeiro diplomata brasileiro a denunciar a Alca, apontando a relação de subserviência aos Estados Unidos que a proposta representava para o Brasil e demais países da América Latina.

No Itamaraty, implantou o sistema de cotas para negros e negras no concurso do Instituto Rio Branco, que dá acesso à carreira diplomática. Como professor do Instituto, inspirou e formou toda uma nova geração de diplomatas brasileiros. Sua contribuição para o país e para a integração da América Latina é inestimável.

O PT expressa condolências à família de Samuel Pinheiro Guimarães, amigos e amigas, ex-alunos e incontáveis admiradores deste grande brasileiro.

Samuel Pinheiro Guimarães, presente!

Brasília, 29 de janeiro de 2024

Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores