Novo PAC: Lula visita obra que garantirá segurança hídrica ao RN

O presidente vistoriou o canteiro do Ramal do Apodi, que fará com que a transposição do Rio São Francisco chegue até o Rio Grande do Norte

Ricardo Stuckert

Na visita, Lula conheceu um dos túneis por onde a água será transportada para abastecer 54 municípios

Lula visitou, nesta sexta-feira (1º), a obra do Ramal do Apodi, trecho final do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, que vai levar água a 54 municípios dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, beneficiando 750 mil pessoas.

Iniciada pelo próprio Lula em 2007, a transposição conta com dois eixos (além do Norte, há o Leste) e já está com 98,9% das obras concluídas, abastecendo 390 cidades do agreste e do sertão nordestino, onde vivem 12 milhões de brasileiros.

“É um sonho realizado ver o povo nordestino tomar água tratada, ter água para cuidar da sua cabrinha, do seu cavalo, do seu jumento, para as crianças poderem beber e tomar banho com água limpa”, discursou Lula para uma multidão que se reuniu para vê-lo no município de Luís Gomes (RN) (assista abaixo).

O presidente disse que o povo não merece depender de carros-pipas que ora chegam, ora não. “É preciso dar civilidade para este país”, disse. “Eu não trabalho para ninguém ser pobre, porque eu não quero que ninguém seja pobre e ninguém gosta de ser pobre. A gente gosta é de ser bem de vida. A gente quer morar bem, estudar bem, quer ganhar bem, comer bem. Quem é que disse que a gente que andar mal vestido, beber água suja com caramujo?”, completou.

Segurança hídrica

Presente no evento, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), lembrou que a obra é uma das três prioridades escolhidas pelo estado para receber investimentos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Ela lembrou também que no ano passado, o então presidente da República tentou “roubar” a paternidade da transposição. Mas ressaltou que o povo nordestino sabe muito bem que foi Lula quem tirou a ideia do papel e, ao lado de Dilma, executou mais de 95% das obras.

LEIA MAIS: Conheça a verdadeira história da transposição do Rio São Francisco

“Esse homem, quando menino, assim como eu, carregava lata d’água na cabeça, andava léguas e léguas para conseguir um pouco de água potável. A seca matava gente. Daí minha emoção de ver que ele voltou para dizer que o Rio Grande do Norte, até 2026, vai concluir a obra do São Francisco e vai ter 100% de segurança hídrica”, celebrou a governadora.

Empregos

Lula viajou acompanhado dos ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Rui Costa (Casa Civil) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral). Góes lembrou que, após o governo Dilma, as obras do São Franciso foram quase paralisadas.

O Ramal do Apodi está com 27% de sua execução concluídos. A previsão é que o empreendimento seja concluído até o fim de 2025, e, de acordo com o ministro, gera mais de 1,5 mil empregos.

“Estamos trabalhando muito, desde o primeiro dia de governo. Por isso, tem obras em todos os lugares, empregos em todos os lugares, os sonhos devolvidos. A esperança virou certeza porque temos mais uma vez o melhor presidente da República liderando de novo esse processo”, discursou Góes.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast